GRU - São Paulo - Brasil

Anac recomenda duas pessoas no cockpit durante os voos

1 de abril de 2015

Seguindo as mesmas orientações que outros países emitiram a suas companhias aéreas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendou, ontem, 31, que pelo menos duas pessoas autorizadas estejam na cabine de comando (cockpit) “em todos os momentos do voo, sendo que pelo menos uma delas seja sempre um piloto”, segundo a Anac.

Procedimento já está sendo aplicado em outros países

O acidente com o voo 4U9525 da Germanwings levou a uma mobilização mundial no setor aéreo. O procedimento já foi incorporado por países como Austrália, Canadá (que já realizava-o) e companhias de países europeus, como a Norwegian (Noruega) e a finlandesa Finnair. A Agência Europeia de Segurança Aérea também fez a recomendação para que a cabine tenha sempre duas pessoas em seu interior.

A União Europeia estava analisando, na semana passada, a possibilidade de modificar as regras aeronáuticas no bloco e impor que tal prática seja uma das novas regras. Na Áustria, o Ministério de Transporte do país já estabeleceu que o procedimento é necessário para todas as empresas aéreas do país, segundo o portal G1.