Publicado em 8 de julho de 2016 às 16:16

Aeronave atravessa o mundo movido apenas a energia solar

"É a primeira travessia do Atlântico de um avião solar!", celebrou piloto, que realizou rota de 117 horas sem combustível

Já pensou em cruzar o planeta a bordo de um veículo que só recebe energia solar?

Os suíços Bertrand Piccard e André Borschberg foram além e criaram uma aeronave que opera sem qualquer emissão de poluentes.

Com capacidade para um piloto – ambos os criadores se revezarão na façanha -, o avião tem 72 metros de envergadura, pesa 2,3 toneladas e totaliza 17.247 células solares.

Além disso, tem quatro hélices e baterias, chega a uma altitude de 8,5 mil metros e voa com uma velocidade média de 75 quilômetros por hora – mas já atingiu 216 k/h.

Divulgação

Última parada do Solar Impulse 2 será em Abu Dhabi / Divulgação

Sem consumir uma gota de combustível, o intitulado “Solar Impulse 2” conseguiu, em pouco tempo, quebrar recordes. Isso mesmo, o primeiro deles foi a frequência de 117 horas e 52 minutos de Nagoya, no Japão, até Havaí, Estados Unidos, registrado em 2015.

Após o feito histórico, os pilotos decidiram levar o projeto sustentável para uma turnê em diversos países do globo. Foram 15 destinos percorridos, sendo o primeiro em Muscat, Omã, e o último, até o momento, em Sevilha, na Espanha.

“Para construir um avião com o tamanho de um (Boeing) 747 e o peso de um carro, algo considerado impossível pela indústria da aviação, nós tivemos de desenvolver o raciocínio correto a fim de superar os limites da tecnologia. Todas essas tecnologias podem ser usadas hoje em outras aplicações para tornar nosso mundo mais eficiente”, explicou André Borschberg. Veja um vídeo sobre a iniciativa:

O Solar Impulse 2 já havia realizado a proeza de cruzar o Pacífico, mas precisou ficar parado por 10 meses no Havaí para reparos em suas baterias.

Segundo a equipe SI, 90% da missão de completar uma volta ao mundo com o avião está completa, restando aproximadamente três viagens antes que, finalmente, o avião retorne ao seu ponto de partida, Abu Dhabi, de onde decolou em 9 de março de 2015 para completar uma viagem de 35.000 quilômetros. Ficou curioso? Confira todas as rotas percorridas pelo Solar Impulse 2 no YouTube*As informações são do “Portal Panrotas”.