Publicado em 22 de junho de 2016 às 17:17

10 situações curiosas que ocorrem em aviões e você nem imagina

Se a porta do avião abrir durante o voo, o que você faria? E será que os pilotos dormem nas frequências? Descubra abaixo

Se você é daqueles que realiza uma viagem de avião e não tem a menor ideia do que realmente acontece nas dependências da aeronave, fique sossegado: você não é o único.

Pensando em desvendar as curiosidades que passam pela cabeça dos viajantes de plantão, o Huffington Post divulgou uma lista, digamos, singular os com segredos das tripulações aéreas e nós vamos compartilhá-los com você. Ficou curioso? Confira abaixo: 

O ar que você respira:

É proveniente do ar comprimido retirado dos motores da aeronave. Entre 25 e 50% desse ar vai para a cabine de comando, o resto, para os passageiros. O ar sai do avião por um pequeno buraco atrás da fuselagem.

Comandante pode dar voz de prisão aos passageiros:

Quando o avião está nos ares e ninguém entra, ninguém sai, o piloto se torna a autoridade máxima. Ele é permitido, por exemplo, a dar voz de prisão, prescrever multas e até atender aos últimos pedidos de algum paciente que esteja morrendo, como fazer um “testamento”.

Dá para destravar a porta do banheiro pelo lado de fora:

Geralmente há um mecanismo de segurança, atrás do sinal de “proibido fumar”, na porta, que permite destrancar o banheiro pelo lado de fora. Logicamente, isso existe para casos de emergência, não para brincadeirinhas.

Quando as luzes se apagam:

Nessa hora você pensa que a iluminação diminuiu para que todo mundo pudesse tirar um cochilo, certo? Errado! Luzes apagadas, em aviões, significam preparo para evacuação, e não para dormir.

Parece que quando um avião vai pousar à noite, as luzes interiores se apagam, sim, mas isso é para preparar a tripulação caso exista uma necessidade de evacuar da aeronave. A lógica é que os olhos estarão acostumados com o escuro, então será mais fácil se ajustar à escuridão do lado de fora do avião.

As máscaras:

Quando as máscaras de oxigênio caírem, você vai ter apenas 15 minutos de oxigênio. Mas, calma, isso é mais do que o tempo necessário para que o piloto leve a aeronave para uma altitude mais baixa e todo mundo consiga respirar normalmente. Sem crise.

Água de avião:

Se a água não vier em uma garrafa, não a beba. Ao que tudo indica, a água utilizada nos vasos sanitários e a “potável” podem até não ser a mesma, mas ficam reservadas em locais próximos e muitas vezes são verificadas pelo mesmo funcionário.

Refeições de quem está no comando:

Os pilotos recebem dois tipos diferentes de alimentos e não estão autorizados a dividir o que comem. Isso é feito caso algum dos alimentos esteja estragado, pois assim só um deles vai passar mal.

É tudo limpo?

Se você é um pouco neurótico a respeito de limpeza, já deve ter imaginado se os cobertores que você recebe são limpos. Na verdade, não são. Um depoimento de um comissário de bordo da Southwest Airlines afirmou que tanto cobertores quanto travesseiros são simplesmente empacotados novamente e distribuídos junto aos assentos.

Mais um detalhe: a mesinha dobrável à sua frente é utilizada por muitas mamães como apoio para trocar as fraldas de seus bebês. “Eu já vi mais fraldas sujas nessa mesa do que comida”, afirma o comissário. Além disso, parece que nem sempre essas bandejas são higienizadas. Eca!

E se a porta do avião abrir?

Não se preocupe! Há alguns puxadores do lado de fora para a tripulação (tentar) se segurar. Quando você entrar em um avião de novo, repare que ao lado da porta, do lado de dentro, há puxadores. Eles estão ali porque toda forma de proteção é válida e, em uma emergência que abra as portas do avião, uma coisa é certa: você vai precisar se segurar.

Pilotos dormem?

Dá para acreditar que 43% a 54% dos pilotos do Reino Unido, da Noruega e da Suécia admitem dormir enquanto pilotam uma aeronave cheia de passageiros? Que medo!

Mas espera aí, essas informações representam todas as aéreas? Não! Os relatos não dizem respeito aos padrões de todas as empresas. Elas foram coletadas pelo Huffington Post e referem-se a organizações internacionais.