Publicado em 30 de outubro de 2014 às 16:18

Anac vai permitir o uso de eletrônicos durante todo o voo

As companhias aéreas agora podem solicitar à Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) que permita o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e câmeras fotográficas, durante todas as fases do voo. A Anac publicou nesta quinta-feira a Instrução Suplementar (IS) nº 91.21-001, que regulamenta o processo.

Atualmente o uso de celulares é proibido durante todo o voo e a utilização de outros dispositivos eletrônicos portáteis só é permitida na fase de cruzeiro, quando o avião está a mais de 10 mil pés acima do nível do solo. Com a mudança, os dispositivos sem antenas transmissora e celulares e tablets em modo avião são permitidos durante todo o voo. O celular poderá ser ativado após o pouso, durante o táxi que leva os passageiros ao portão de desembarque, o que antes também era proibido.

Para conseguir a permissão as companhias aéreas devem seguir os requisitos da Anac. As exigências são para que as companhias assumam a responsabilidade e assegurem que o uso destes equipamentos é seguro. Ou seja, que eles não causam interferência nos sistemas de comunicação e navegação de suas aeronaves.

A GOL, a TAM e a Azul já fizeram seus pedidos, que estão sendo analisados pela Agência. A Instrução Suplementar foi baseada em estudos realizados pela agência reguladora de aviação dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA).