Publicado em 7 de fevereiro de 2014 às 12:07

São Paulo tem o melhor e o pior aeroporto do Brasil, indica pesquisa

De acordo com dados apresentados na 4ª edição dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos, divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), o preço da alimentação e de produtos comerciais nos aeroportos, o valor do estacionamento e o acesso à internet sem fio são os itens que receberam as piores notas de passageiros dos 15 principais aeroportos do Brasil.

Outros itens que receberam baixas avaliações de modo geral são: tempo de espera na fila de controle da imigração, serviços de restituição de bagagem e transporte terrestre para o aeroporto. Entre os itens bem avaliados, em contrapartida, destacaram-se o atendimento, o rigor na inspeção de segurança e a cordialidade e eficiência dos funcionários do check-in.

O aeroporto pior avaliado é o de Guarulhos (SP), com nota 3,31 numa escala de 1 a 5. Em seguida, o segundo aeroporto pior avaliado é o de Cuiabá (MT), que recebeu nota 3,43, e o terceiro, o de Brasília (DF), com média 3,55. O aeroporto de Viracopos, por sua vez, foi o melhor avaliado, com média geral 4,12, seguido pelos aeroportos de Curitiba (PR), com nota 4,07, e Natal (RN), com média geral 4,06.

Para o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco, os operadores e prestadores de serviço deveriam orientar-se com base nos dados levantados para implementar melhorias, ainda mais que não há alternativa para o passageiro nos itens alimentação e estacionamento, sendo “quase uma reserva de mercado”. O ministro afirma, ainda, acreditar que a qualidade do atendimento na Copa estará à altura do padrão internacional.

A pesquisa, referente ao quarto trimestre de 2013, foi realizada por meio de questionário em entrevista presencial. Foram ouvidas 18.213 pessoas.