Publicado em 24 de novembro de 2014 às 17:06

Com Conaero, tempo de espera em filas de 12 aeroportos diminuiu 35%

Criada em 2011, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) é responsável pela redução de 35% no tempo de espera em filas dos 12 principais aeroportos do país. Foi esse o dado divulgado em uma oficina de balanço das atividades da Conaero realizada terça e quarta-feira da semana passada (18 e 19 de novembro).

Os resultados do planejamento da comissão foram especialmente satisfatórios durante a Copa do Mundo, quando a taxa média de atraso foi de 6,8%, bem menor do que os 20,74% em dezembro de 2010, antes da Conaero começar a atuar.

O objetivo do Projeto Eficiência Operacional nos Aeroportos, que teve incio em 2012, era aumentar a velocidade e a eficácia dos serviços nos principais aeroportos do Brasil, com medidas simples e de baixo custo, como por exemplo aumentar a integração e cooperação entre as ações realizadas no aeroporto. O projeto foi implantado primeiro nos aeroportos de Guarulhos, Confins, Galeão e Congonhas.

“Não tenho dúvida que avançamos muito. Temos uma outra face, com a melhoria do ambiente e a boa prestação de serviços dos agentes públicos e privados que dão vida a esse esforço. A pesquisa que a Secretaria de Aviação Civil patrocina percebe isso, a partir da opinião dos passageiros em 41 itens”, afirmou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, que esteve presente no evento.

A pesquisa de satisfação dos usuários, citada pelo ministro, começou a ser feita em janeiro de 2013. Na avaliação do secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Guilherme Ramalho, a pesquisa fomentou uma busca de excelência no setor, fazendo um levantamento das necessidades dos passageiros e dando transparência a todas as empresas e órgãos públicos que prestam serviços nos aeroportos.

Ramalho destaca a importância da integração dos serviços e dados dos órgãos públicos nas melhorias verificadas. Outro ponto importante para ele foi o uso da tecnologia para acelerar os processos e atender o cidadão.

“Melhoramos a percepção coletiva dos passageiros sobre os nossos aeroportos, melhoramos as taxas de pontualidade. A grande tônica foi a promoção de operação conjunta dos órgãos públicos nos aeroportos. Precisamos intensificar isso com as empresas terceirizadas, com as companhias aéreas. Talvez esse seja o nosso grande desafio”

O coronel-aviador Luiz Ricardo de Sousa Nascimento foi o representante do Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) no evento. Ele destacou o fato de que, desde a criação da Conaero, o Decea atuou sem problemas durante grandes eventos, como a Conferência Rio + 20 (2012), a Copa das Confederações (2013), a Jornada Mundial da Juventude (2013) e Copa do Mundo (2014).

Outro trabalho da Conaero que Nascimento julga importante é a criação da Central de Transporte de Órgãos Vivos, em dezembro de 2013. “Não perdemos nenhum órgão durante a Copa do Mundo. Parece pouco, mas é muito para a família de um paciente que recebe um órgão, como um pulmão”, disse.

Ele também reconheceu a importância da integração dos órgãos públicos que atuam nos aeroportos e do planejamento antecipado para grandes eventos: “Temos a necessidade de finalizar o planejamento para os Jogos Olímpicos de 2016 em outubro de 2015. Temos certeza de que com a expertise da SAC poderemos antecipar essa medida. Não adianta a gente chegar com o avião e não ter a escada ou o ônibus e a gente culpar um ente público”, explicou.