Publicado em 6 de outubro de 2014 às 16:08

O que fazer enquanto espera seu voo em conexões longas

sala-vip-avianca-bogota

Sala Vip da Avianca em Bogotá (Foto: Divulgação)

Em viagens internacionais longas é muito comum que os voos tenham conexões, ou seja, o avião para no meio do trajeto e os passageiros têm de desembarcar e trocar de avião para continuar ao seu destino. As conexões podem ser curtas, de apena uma ou duas horas, mas também é possível que você tenha que ficar esperando muitas horas, até mesmo um dia inteiro, para o seu próximo voo. E aí, o que fazer para passar o tempo?Será que compensa sair do aeroporto e conhecer a cidade? Dá para descansar ou tomar um banho? Montamos um guia para que as suas horas em conexões longas não sejam um tempo perdido.

Conexões de até 7 horas

Se sua parada for de menos de seis horas é melhor esperar dentro do aeroporto. Em viagens internacionais, os passageiros têm de passar pela imigração e o processo pode ser bastante demorado. Além disso, é recomendável que o passageiro chegue para embarque de uma a duas horas antes do próximo voo. Só aí já vai boa parte do seu tempo.

Neste caso, leve computador, tablet, celular e outros eletrônicos que possam te ajudar a se distrair. Mas não se esqueça do carregador! O serviço de Wi-Fi pode ser pago ou gratuito, mas mesmo que seja pago vale a pena, dá para trabalhar, checar as redes sociais, os e-mails, ver vídeos, entre outras coisas. Outra dica é abastecer seu computador de séries e filmes para assistir, aproveite o tempo para ficar em dia com seu seriado favorito ou ver aquele filme que todos seus amigos estão comentando. Livros também são uma ótima companhia para longas esperas, entre um voo e outro dá para terminar um livro inteiro.

Outra opção é andar pelo aeroporto. Alguns são enormes e têm tantas lojas e restaurantes que até parecem shoppings. Entre as várias atrações que podem ser encontradas estão galerias de arte, espaços para massagem e maquiagem, academias, barbeiros e salões de beleza, engraxates, espaços para crianças, oficinas de costuras e até mesmoclínicas odontológicas. Se a viagem for internacional, uma passadinha pelo Duty Free é indispensável. Tenha um mapa do aeroporto à mão, cheque no site ou pelo telefone para saber tudo que ele oferece.

Para quem quiser um espaço mais confortável e reservado, as salas vip e lounges são ideais. Os lounges tem poltronas e sofás confortáveis, Wi-Fi gratuito, serviços de buffet e bebidas, segurança, espaço para trabalhar, jornais, revistas, tv a cabo e banheiros exclusivos. Se você tiver a opção, são a melhor pedida para relaxar e nem ver a espera pelo próximo voo passar. As companhias aéreas têm seus próprios lounges, normalmente para passageiros de primeira classe, executiva e clientes com planos de fidelidade. Alguns cartões de crédito também dão acesso a salas vip em aeroportos, como por exemplo o American Express (Gold Card e The Platinium Card) e o Diners.

Conexões com mais de 7 horas

Se sua conexão for de sete, oito horas ou mais, dá para pensar em usar esse tempo para conhecer a cidade. Neste caso, as conexões muito longas que normalmente seriam um tédio se transformam em uma oportunidade para visitar novos lugares e se divertir.

Fique atento ao tempo gasto na imigração, ao tamanho do aeroporto e a quanto demora para chegar à cidade, se for muito tempo não compensa. Em alguns lugares, a taxa de embarque é cobrada novamente, por isso é bom se informar antes. Não esqueça de passar em uma casa de câmbio e trocar seu dinheiro para moeda local antes de curtir a cidade.

E na hora de sair, qual é o melhor meio de transporte? A melhor maneira para não se perder é pegar um táxi. Ou então vá de trem e metrô, muitos aeroportos têm a comodidade de terem estações próximas.

Como seu tempo é contado, pesquise e planeje tudo antes. Faça uma lista de todos os lugares que quer visitar e calcule o tempo a ser gasto em cada um deles. Planejando direitinho é possível aproveitar e visitar bastante coisa. Dá para visitar pontos turísticos famosos, conhecer a atmosfera local e experimentar comidas típicas, pesquise os restaurantes mais próximos e aproveite. É melhor dar prioridade aos locais de fácil acesso, perto a estações de trem e metrô, já que assim não precisa sepreocupar com o trânsito.

Só não tente fazer mais do que o seu tempo permite ou você pode se atrasar e perder o voo. É necessário estar de volta duas horas antes do voo para viagens internacionais e uma hora para viagens domésticas.

Para descansar

Às vezes, tudo que queremos depois de horas dentro de um avião é um lugar confortável para descansar e tomar um banho. Os lounges são uma boa opção, mas se quiser um lugar para dormir, você pode fazer uma reserva em um hotel sem nem precisar sair do aeroporto. Os hotéis de permanência rápida, como o Fast Sleep de Guarulhos, são encontrados em vários aeroportos. De preferência, faça a reserva com antecedência para não correr o risco de ficar sem quarto. Normalmente o serviço é cobrado por hora.

Se precisar passar a noite esperando pelo seu próximo voo, o melhor é fazer reserva em um hotel próximo – algumas companhias aéreas já oferecem esta possibilidade em seus pacotes. Também dá para dormir no aeroporto, sem o mesmo conforto, mas de graça. Leve travesseiro, lençol e procure um cantinho para descansar. Normalmente, o ambiente é vazio e quieto à noite, a maioria do funcionários serão os da limpeza e os outros passageiros que estiverem esperando por lá também estarão procurando descansar.

Pronto, você sobreviveu àquelas horas que achou que não iam acabar nunca!