Publicado em 9 de outubro de 2012 às 16:39

Confira 10 dicas de como viajar gastando pouco

Por Carolina Moreno, do mochilaotrips.com

Pirâmides México

Pirâmides de Teotihuacán. Foto: Carolina Moreno

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso gastar muito para viajar e conhecer lugares super legais. Tem várias maneiras de fazer o seu dinheiro durar mais durante a viagem, sem que pra isso você precise abrir mão de curtir muito as suas férias. Veja aqui algumas dicas:

1. Pesquise e se informe antes de viajar

Tem muitos sites, blogs e revistas com informações super úteis para viagens, que podem te ajudar a economizar. Tem alguns museus, por exemplo, que têm entrada gratuita a partir de certo horário, ou em alguns dias do mês – mas você só vai saber disso se procurar se informar antes!

Uma dica é conversar com alguém que já foi para o lugar para onde você quer ir, para te falar sobre o que conhecer e o que fazer por lá, sem gastar muito. Se você não conhece alguém assim, não se preocupe: você pode conversar através de fóruns em sites como mochileiros.com, ou com blogueiros que conheçam esse destino. Com certeza você vai receber dicas valiosas!

2. Compre a passagem com antecedência

Se você for de avião, comprar a passagem pelo menos dois meses antes da viagem ajuda a baratear o preço. E, claro, sempre que puder use milhas. Em viagens pela Europa, tem vários sites que oferecem vôos econômicos, como a Ryan Air (www.ryanair.com) – só é preciso ficar atento ao limite de bagagem, eles normalmente cobram taxas altas para cada mala que você leva. Por aqui tem sites que ajudam a comparar preços de diferentes companhias, como o Decolar (www.decolar.com).

3. Fique em Hostel

Essa é uma opção super bacana de hospedagem, e bem em conta. No Brasil tem muita gente que nunca se hospedou dessa forma, e não sabe o que está perdendo! Além de o preço ser menor do que o de hotéis, você ainda aproveita a oportunidade para conhecer gente – a maioria dos hostels têm uma área de convivência, onde você conversa com pessoas de vários países. Tem sites como o www.hostelworld.com onde você pode consultar preços, disponibilidade e ver informações sobre hostels do mundo todo.

4. Experimente o Couch Surfing

Essa é uma outra opção super legal de hospedagem. Nessa comunidade (www.couchsurfing.com) se cadastram pessoas dispostas a oferecer sua casa (seu sofá!) para pessoas que procuram hospedagem na sua cidade. Você não paga nada para se hospedar (isso mesmo, nadinha!) e ainda tem a ótima oportunidade de conviver com alguém local, que pode te mostrar a cidade e te dar dicas quentinhas do que fazer por lá.

5. Procure o melhor câmbio

Você pode fazer o câmbio pela moeda local em aeroportos ou rodoviárias, mas normalmente a taxa nesses locais não é a melhor. A dica aqui é trocar apenas um pouco, o suficiente para as primeiras horas, e depois procurar uma casa de câmbio com uma taxa melhor, pra não perder dinheiro.

6. Viaje durante a noite

Se for viajar de ônibus ou trem, quando possível compre sua passagem para o período da noite – assim você economiza uma diária de hospedagem. Na maior parte dos hotéis ou hostels o check-in é ao meio dia, mas normalmente eles têm um lugar onde você pode deixar sua mala guardada antes disso, para poder passear sem carregar peso.

7. Coma o Prato do Dia

Vários restaurantes oferecem no horário do almoço o Prato do Dia – por um preço em conta você leva uma entrada, o prato principal, e, às vezes, até uma bebida e sobremesa! Sem dúvida é a melhor opção para não gastar muito na hora do rango. Outra coisa: saia do eixo turístico – os restaurantes nos principais pontos turísticos sempre são mais caros do que os de regiões mais “normais”. Ah, e principalmente na Europa, têm restaurantes/lanchonetes onde você paga mais barato se levar a comida do que se comer no local – é só aproveitar pra fazer um bom piquenique!

8. Compre em supermercados

Outro jeito de não gastar muito é comprar sua comida no supermercado e preparar você mesmo – vários hostels oferecem cozinha, onde cada um pode fazer o seu almoço. Sem dúvida dá mais trabalho do que comer fora, mas é uma boa opção para variar um pouco o cardápio.

9. Abuse do transporte coletivo

Usar ônibus ou metrô é, com certeza, um jeito de economizar. Várias cidades têm um transporte coletivo bem organizado, fácil de usar. Em algumas compensa comprar um cartão que vale para várias passagens, o preço fica mais barato.

Vale se informar também sobre o preço dos táxis onde você estiver, em alguns lugares eles são baratos e compensam (principalmente se você estiver viajando em grupo). E, claro, sempre que puder vá a pé! Além de ser de graça, você consegue conhecer melhor os lugares por onde está passando!

10. Use Wi-Fi gratuito

Em vez de ativar o roaming internacional para poder usar o celular durante a viagem, aproveite o wi-fi gratuito que vários lugares oferecem. Outra opção é comprar um chip pré-pago no país em que estiver, principalmente se você for ficar várias dias no mesmo país.

Você também pode aproveitar para conversar com a sua família e amigos via bate-papo do Skype, MSN ou Facebook, sem precisar gastar dinheiro com ligações internacionais.

Para mais informações sobre viagens gastando pouco, acesse: mochilaotrips.com