GRU - São Paulo - Brasil

Para ir às compras em São Paulo, R. 25 de Março

18 de junho de 2012

Evidentemente a dica da Rua 25 de março não serve para todos os tipos de pessoas. Os mais afeitos ao luxo devem rumar para outra rua, a Oscar Freire. Ainda assim, é muito difícil alguém ir até a 25 de março e voltar sem comprar nada. É um imenso shopping à céu aberto. Mais que isso, é um amontado de lojas, shoppings, galerias, que se misturam à camelôs e barracas.

É a meca para lojistas de pequenas e grandes cidades de todo o Brasil em busca de baratos produtos chineses, quinquilharias para o lar, tecidos, armarinhos. Lá tem de tudo, de meias à bicicletas. No entanto, o agito consumista não envolve só as poucas quadras da Rua 25 de março e sim um grande conglomerado de ruas em torno da Estação São Bento do metrô.

A 25 de março propriamente dita fica como eixo central. Perpendiculares e paralelas completam o “bairro das compras”, são elas: Rua da Cantareira, Ladeira Porto geral (focada em bijuterias e fantasias). Ladeira da constituição, Barão de Duprat, Basílio Jafet, Comendador Abdo Schain, Comendador Afonso Kherlakian, Rua Carlos Souza Nazaré, Dom Pedro II, Rua Florêncio de Abreu, Rua Jorge Azem, Rua Lucrécia Leme, Rua Senador Queiroz, Rua Virgília Sales.

O turismo de compras no bairro movimenta milhões de pessoas, à ponto da região congestionar-se quando chega perto de datas especiais como Natal, Carnaval, dia das mães, etc. Uma das maiores procuras são justamente materiais para carnaval, seguido de lembrancinhas e enfeites para aniversário, eletrônicos, presentes e brinquedos. Uma mudança de cenário para uma rua que já foi sinônimo de tecidos e comida árabe em São Paulo. Cenário este que resiste ainda nos dias de hoje, mas misturada à imensas galerias quase labirínticas, como a famosa Galeria Pagé.

A 25 de março não é só para profissionais. Para quem estiver de passagem por São Paulo, vale sim uma visita, mesmo porque a rua é muito próxima ao Mercado Municipal, mas isto já é assunto para uma outra rodada de dicas.

Sazonalidade

Existe na 25 também uma tendência à sazonalidade de compras, o comércio local tem filões muito bem delineados, por exemplo, no carnaval há uma invasão de foliões em busca de lantejoulas, plumas, fantasias, paetés e outros armarinhos. Embora se encontre estes artigos em qualquer época do ano, a rua praticamente se “tinge” de carnaval com a proximidade da data. O mesmo vale para os brinquedos no dia das crianças.

O grande surto mesmo de ofertas ocorre nos meses  que antecedem o Natal. No mês de dezembro a região fica praticamente intransitável.

Como chegar do aeroporto Guarulhos à 25 de março?

De ônibus há muitas linhas de todas as partes da cidade cujo ponto final é o Parque D.Pedro II, cerca de 500 metros do local.

De metrô a estação São Bento, linha azul, tem saída na fervilhante ladeira Porto Geral, point dos carnavalescos. Aliás, metrô não falta, 4 estações circundam a região central onde fica a rua.

O caminho mais sensato é pegar o Airport Bus Service que vai até o terminal Tietê. Você de pegar a linha azul do metrô sentido Jabaquara. Em apenas 4 estações você chega na Estação São Bento, que dista apenas 300m da  25 de março. Veja o mapa de linhas do metrô aqui.

De carro

Pra quem vem do aeroporto de Guarulhos e optou por alugar um carro, o caminho é pegar a rodovia sentido Marginal do Tietê, na altura do terminal rodoviário do Tietê, é preciso pegar uma alça até a margem oposta e buscar a entrada da Avenida do Estado. Na altura do Mercadão Municipal você vai encontrar diversos estacionamentos que já acesso à 25.

Pra quem vai de carro, a boa dica é pesquisar estacionamentos. Alguns bem posicionados chegam a cobrar a bagatela de 70 reais!  Pesquise, há até mesmo os de 10 reais, basta que se disponha a caminhar um pouquinho a mais. Um link com dezenas deles você pode conferir clicando em estacionamentos na 25 de março.

De ônibus 

A região é permeada pela maior malha de ônibus da cidade de São Paulo por conta da proximidade com o parque Dom Pedro II. É possível chegar ali à partir de praticamente qualquer ponto da cidade.

Segue uma lista de linhas possíveis.