Publicado em 23 de agosto de 2016 às 14:32

Wi-fi gratuito em frequências pode ser tornar tendência

Veja como as empresas aéreas estão adotando a modalidade e como driblam o alto custo da rede móvel sem fio

Nos dias atuais, é difícil encontrar alguém que não seja adepto ao uso da rede sem fio de internet, não é mesmo?

Agora, ao que tudo indica, o mundo de aviação vai adotar, de vez, a modalidade.

Isso mesmo, em pouco tempo será possível ter wi-fi totalmente gratuito em frequências de diversas companhias aéreas

Recentemente, a American Airlines anunciou que vai seguir os passos da Delta Air Lines e introduzir um entretenimento de vídeos premium gratuitamente em todos os voos, segundo informou o portal “Travel Pulse”. Já em solos brasileiros, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes se tornou a pioneira. Segundo a organização, a primeira rota com rede móvel deve decolar ainda este ano, mais especificamente em setembro.

Quando se trata de serviço, não dá para negar que as transportadoras são, digamos, parecidas, principalmente com a tecnologia presente no check-in antecipado e outras serventias online. Então, o que oferecer para se diferenciar uma das outras?

Modalidade é comum em transportadoras internacionais; Gol é a pioneira no Brasil

Modalidade é comum em transportadoras internacionais; Gol é a pioneira no Brasil

Que tal internet gratuita durante a operação? No entanto, não é nada barato e as empresas aéreas esperam uma receita auxiliar para disponibilizar produto, ainda de acordo com a “Travel Pulse”.

Uma maneira de oferecer isso, seria por meio de patrocínios e vender marketing tecnológico como Google, Microsoft ou os jogos em aplicativo. Quando o passageiro inicia uma sessão, por exemplo, é necessário esperar de 30 a 60 segundos de vídeo.

Operadoras de celular já disponibilizam uma hora de uso gratuito de internet e isso pode se tornar tendência. Outro método já utilizado pela JetBlue é o serviço no qual a web é liberada gratuitamente com banda larga reduzida e, caso o cliente queira uma velocidade maior, é necessário realizar o pagamento de US$9 por hora.

Vale lembrar que este é apenas um exemplo de serviço que pode ser introduzido para melhorar a experiência do passageiro e se tornar o foco da companhias aéreas.