GRU - São Paulo - Brasil

Vídeo destaca como Guarulhos recebeu maior avião comercial do mundo, o Airbus A380

6 de julho de 2016

Quem é apaixonado pelo mundo da aviação com certeza se encanta com o Airbus A380, mais conhecido como a maior aeronave de passageiros do mundo.

Alguns viajantes de plantão ainda não sabem, mas o gigante já aterrissou em solos brasileiros!

Isso mesmo. Após 8 anos desde que a sua primeira unidade foi fabricada, em 2007, a sua primeira aparição no Brasil aconteceu no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo. A rota da Emirates Airlines era a EK261 e partiu de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Aeronave foi recebida com torcida organizada em Cumbica / Reprodução

Contando com 72 metros do comprimento, envergadura de 79 metros, 24 metros de altura e 845 metros quadrados de área das asas, o maior avião comercial do planeta pôde ser visto chegando ao campo de aviação paulista em novembro do ano passado.

Para se ter a dimensão do tamanho da máquina, na gravação, a aeronave que pode ser vista taxiando à frente do A380, um Boeing 737-800 da Gol, tem 39,5 metros de comprimento, 34,3 metros de envergadura e 12,6 metros de altura. Para entender melhor a diferença de dimensões entre os aviões, só mesmo conferindo o vídeo:

O jato monstruoso realizou um pouso tranquilo – e que aterrissagem! – e chamou a atenção dos funcionários do terminal, será porque, hein? Na filmagem, muito trabalhadores se concentram em um determinando ponto fora da pista só para admirarem a aeronave.

Nova aparição no Brasil

Na época, a Emirates Airlines executou o único voo para o país em forma comemorativa, e para testar algumas mudanças que foram concretizadas em Cumbica. No entanto, os fãs do colosso podem comemorar!

Em 2016, o Airbus A380 voltará a aterrissar em território nacional. Não, você não leu errado! Agora será a vez do Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, receber o gigante, mas apenas na época dos Jogos Olímpicos, em agosto.

A companhia aérea da vez será a Air France, que planejou uma série de voos extras para a Cidade Maravilhosa durante o evento esportivo. O voo de número 444 com A380 também será único: chegará no dia 22 de agosto, uma segunda-feira, às 8h30, e partirá de volta para Paris às 10 horas da noite, já com a numeração 445.