Publicado em 15 de dezembro de 2016 às 16:02

Senado impede cobrança por bagagens imposta pela Anac

Para que a regra do órgão de aviação seja abolida, precisará, agora, ser aprovada pela Câmara dos Deputados

Mais um capítulo para as novas regras de transporte aéreo de bagagens impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.

O plenário do Senado aprovou, na noite da última quarta-feira (14), um projeto de decreto legislativo que derruba a norma que permite empresas aéreas a cobrar pelas malas despachadas nos aeroportos brasileiros, que entraria em vigor daqui a 90 dias, em 14 de março de 2017.

Conduta foi classificada, pelos senadores, como precipitada

Conduta foi classificada, pelos senadores, como precipitada

Segundo a Anac, a cobrança reduziria o valor das passagens aéreas. No entanto, conforme noticiou o “G1”, da Rede Globo, a medida foi taxada de “precipitada” e “irresponsável” pelo Senado.

A proposta, de autoria de Humberto Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT), de Pernambuco, para ser, de fato, outorgada, precisará ser analisada e consolidada pela Câmara dos Deputados. “Este é um gesto em nome do consumidor. Se tem uma bandeira que nos une é a proteção ao consumidor”, afirmou o presidente do Senado Renan Calheiros, do PMDB.

A intenção da organização máxima de aviação do país, além da cobrança de franquias, é aumentar o limite de bagagem de mão – de 5kg para 10kg -, restringir multas e reembolsos e garantir mais transparência nos valores a serem pagos nas passagens aéreas pelos viajantes.

Câmera dos Deputados, até o momento, não informou quando irá analisar o Decreto Legislativo. Veja, neste link, como ficam os serviços das companhias aéreas com as alterações solicitadas pela Anac.