Publicado em 7 de julho de 2015 às 13:45

Dicas para mulheres viajando sozinhas

Quer muito viajar e não tem companhia? Está na hora de descobrir os prazeres de viajar sozinha! Nada melhor para fazer todos os passeios que você quiser, desfrutar total liberdade, experimentar coisas novas e se conhecer melhor. Ficou com vontade e não sabe por onde começar? Veja as dicas essenciais:

Pesquise bem seu destino

A primeira coisa que você deve fazer para uma viagem solo é saber tudo sobre o lugar que você vai. Planejar a viagem é sempre muito prazeroso, mas além dos pontos turísticos, hotéis e restaurantes, você tem que se certificar que está atenta a contratempos e ameaças a sua segurança. Preste atenção no que o seu destino oferece de acomodação, transporte, saúde e segurança. A próxima coisa a se pesquisar são os costumes locais. É bom saber como é a cultura do lugar, hábitos cotidianos e se é um país amigável para uma mulher viajando sozinha. É uma boa tentar se misturar com os locais, então procure se vestir como uma local e não como turista.

Divida o seu itinerário

É legal viajar sozinha, mas não abandone seus parentes e amigos sem novidades suas. Deixe com pessoas de confiança uma cópia do seu itinerário, assim eles sempre saberão onde você está e quando está em trânsito. Também é bom estabelecer um horário para contato. Manter as redes sociais atualizadas é outra forma de mostrar que está tudo certo com você.

Tenha o itinerário em papel

E se a internet não funcionar? Tenha sempre com você cópias em papel do seu itinerário, das reservas de hotel com o endereço, horários dos voos e passagens. Também é muito útil pra mostrar para recepcionistas ou taxistas em países que você não fala a língua.

Tire fotos de seus documentos e cartões de crédito

Se você for roubada ou perder um desses itens essenciais, você pode manter uma cópia (frente e verso) segura deles no Dropbox ou Google drive.

Não esqueça o seguro de viagem!

Ele é muito importante sempre, mais ainda quando se viaja sozinha. Verifique se ele cobre as áreas que você vai visitar para atendimento médico, extravio de bagagens ou itens roubados. Se for fazer esportes radicais, fique atenta se tem cobertura para acidentes desse tipo também.

Economize na bagagem

É complicado cuidar sozinha de muitas malas, então leve somente o que for necessário. Além de malas grandes chamarem muita atenção. Quando estiver em trânsito, leve itens de valor sempre com você. Nunca deixe longe coisas como dinheiro, passaporte, joias, cartão de crédito e eletrônicos.No dia a dia, tenha uma mala pronta que caiba esses itens importantes, mas carregue só o necessário. Não precisa levar todos os cartões ou muito dinheiro, leve o que for usar no dia.

www.flickr.comphotosfrosch50

Foto por Georgie Pauwels com CC

Sempre atenta!

Lembre-se da segurança, você está sozinha, então tome alguns cuidados adicionais:

  • Não vá para bares e baladas sozinha. Para isso, muitos destinos têm Pub Crawls, grupos organizados para turistas que vão de bar em bar ou para baladas. É uma ótima forma de fazer amigos.
  • Beba com moderação. Não tem ninguém para cuidar de você!
  • Tenha sempre planejado uma forma de voltar pro seu hotel. Como voltar de trem ou ônibus? E de taxi?
  • Fique atenta ao ambiente ao seu redor. Pergunte no hotel antes de fazer caminhos alternativos.
  • Não deixe todo o seu dinheiro em um lugar só
  • Se você se perder, não olhe o mapa ou celular no meio da rua. Entre em um restaurante ou loja para verificar.
  • Se alugar um carro, não esqueça o GPS. Sempre encha o tanque quando ele estiver já na metade, para evitar o desespero da gasolina estar acabando perto de lugares perigosos.
  • Também saiba o caminho que vai fazer do aeroporto para o seu hotel. Guarde um dinheiro para chegar de taxi ou transfer.
  • Não durma em trens ou pegue o trem noturno sozinha.
  • Leve sua bolsa ou mochila com você ao banheiro.

Onde ficar

Aproveite sites crowdsource como o Trip Advisor para checar comentários de outros viajantes sobre o lugar, especialmente a segurança do lugar. Sempre pergunte se o lugar tem cofre, sendo hotel ou albergue. Se for ficar na casa de alguém, com Airbnb ou Couchsurfing, só vá aos lugares com muitas (muitas mesmo) boas recomendações.

Tenha um plano B

No seu orçamento, guarde um dinheiro extra para a sua segurança. Use-o para um taxi de emergência, para mudar de hotel se não for o que esperava ou se tiver que escolher um passeio mais caro, porém mais seguro. Lembre-se que ligações internacionais valem a pena se for para emergências. Ter uma forma de contato também é essencial, tenha um cartão telefônico, um chip local de celular e sempre leve seu carregador com você (ou um carregador externo).

Saiba dizer não

Tudo bem falar não se quiserem te ajudar com malas ou se te pagarem uma bebida. Se você não se sentir segura, pode dizer não para desconhecidos e ninguém vai te achar rude.

Na hora que bater a solidão

Nem tudo é lindo quando se viaja sozinha. Vão ter algumas horas que a solidão vai bater, principalmente quando for jantar em restaurantes legais ou simplesmente esperar em uma fila longa. Solução simples: não esqueça entretenimento. Um bom livro (ou vários e-books), passatempos ou um jogo no celular. Você pode até escrever um diário de viagem!

Sem timidez!

Falar com estranhos faz parte, ainda mais para pedir uma foto. Veja se no seu destino tem Free Walking Tours (geralmente em Inglês e Espanhol), é uma ótima forma de conhecer pessoas.