GRU - São Paulo - Brasil

Ortopedista dá dicas de exercícios para cuidar do corpo durante as viagens de avião de longa duração

18 de dezembro de 2013

Muitos brasileiros vão embarcar para Estados Unidos, Europa e Ásia neste fim de ano e sabem que terão que enfrentar longas horas a bordo. Além do cansaço e do desconforto, há sempre risco de dores musculares e até da chamada trombose, rara, porém provocada pela falta de movimentação por longos períodos. Alguns chegam a associar o problema à falta de espaço da classe econômica nas aeronaves, embora possa acontecer em viagens de carro, trem ou ônibus também.

Maurício Lebre, orpedista, especializado em joelho e membro da equipe de cirurgia do Hospital do Servidor Estadual em São Paulo, recomenda o uso de calçados confortáveis, com solados que amorteçam parte do impacto, e de meias elásticas, especialmente para as pessoas que já apresentam problemas vasculares. “Jamais viajar de salto alto e evitar ficar sentado o tempo todo”, alerta o especialista. Segundo ele, caminhadas pelos corredores da aeronave, alongamentos simples e movimentação frequente das articulações ajudam a reduzir o desconforto do longo tempo a bordo. Para Lebre é fundamental alongar os membros inferiores, em especial a panturrilha, conhecida como batata da perna, o quadríceps e o isqui-tibiais, músculos do femur e da área abaixo do joelho.

O ortopedista afirma ainda que mulheres que usam anticoncepconal, fumantes, cardiopatas e portadores de doenças vasculares devem ter mais cuidado ainda. Em alguns casos, é fundamental avisar ao médico responsável pelo tratamento sobre a viagem para verificar os cuidados específicos a serem tomados.

As companhias aéreas costumam exibir vídeos a bordo, recomendando alongamentos e a movimentação a bordo nas viagens mais longas.

Imagem: South African Airways (www.flysaa.com)