GRU - São Paulo - Brasil

Diversão para além das telas: veja 6 parques inspirados no cinema

16 de abril de 2015

Uma visita ao cinema, ou mesmo uma boa tarde em frente à televisão assistindo um filme rende uma boa diversão.

Mas e quando o filme inspira estúdios de cinema a construírem parques de diversões? A diversão fica em dobro?

Separamos seis destinos turísticos ao redor do planeta que se inspiraram em filmes ou no mundo do cinema.

 

Movie Park Germany (Alemanha)

http://movieparkgermany.de

Foto por Markus Ellebrecht com CC

“Uau, estou dentro de um filme!”. Esse é o lema do parque que fica na cidade de Bottrop. Dentro do parque há brinquedos inspirados em filmes como Transformers, Van Helsing, A Era do Gelo, entre outros. Contudo, merece destaque a parte destinada às crianças, a Nickland, que oferece o maior número de atrações – 16, segundo o site do parque – e que já recebeu um “OK for Kids” pela TÜV Nord desde 2006.

De acordo com site oficial, em 2012 o parque recebeu 1,2 milhões de visitantes, sendo a maioria da Alemanha e dos Países Baixos. Ele surgiu nos anos 90 e atualmente sua área de 40 acres (aproximadamente 161 mil m²) está dividida em cinco temas diferentes: Hollywood Street Set, Streets of New York, Nickland, The Old West e Santa Monica Pier.

 

Filmpark Babelsberg (Alemanha)

http://www.filmpark-babelsberg.de

A proposta do parque é a de que o visitante consiga mergulhar dentro da produção cinematográfica – Foto por Jörg Weingrill com CC

Esse parque não é bem um parque. É uma mistura de museu com toques de escola de cinema. Mas é um lugar que vale muito a pena visitar, já que o o complexo de estúdios Babelsberg é a mais antiga do mundo, na produção cinematográfica em larga escala.

Localizado na cidade de Potsdam, uma das mais importantes da Alemanda, o Filmpark Babelsberg oferece aos visitantes a oportunidade de ver como é feita a produção cinematográfica Babelsberg, como maquiagem, construção de cenários, uso de câmeras e luzes, entre outras técnicas da sétima arte.

Mas atenção: o Filmpark Babelsberg funciona somente entre a Páscoa e o Halloween!

 

Warner Bros Studio Tour London – The Making of Harry Potter (Inglaterra)

http://www.wbstudiotour.co.uk/

Um dos cenário possíveis de ser visitado é a masmorra em que ficava a Sala de Poções do prof. Snape com seus inúmeros ingredientes – Foto por Karen Roe com CC

Quando as filmagens da série de filmes “Harry Potter” começaram, a escritora J.K. Rowling ainda não havia finalizado a série de livros. Sendo assim, os produtores não sabiam quais materiais utilizados nos filmes seriam ou não reutilizados no futuro.

Como consequência, em 2012 foi inaugurado esse museu, que guarda peças intactas, como varinhas, roupas, livros, potes de ingredientes de poções, cenários e toda uma fantasia que preencheu a imaginação de uma geração.

 

Universal Orlando Resort(EUA)

https://www.universalorlando.com

Foto por Carl Carpenter com CC

Mas é claro que um dos parque mais famosos do mundo não poderia ficar de fora de nossa lista. O Universal Orlando pertence a NBC Universal e Blckstone Group. O parque foi criado em 1990, com a inauguração do setor Universal Studios Florida (já existia o parque Universal Studios California, na Costa Oeste). Nove anos depois, foram lançados os setores Islands of Adventure e Universal City Walk – este último dedicado a casas noturnas, restaurantes, cinemas e lojas.

As atrações são inspiradas em filmes que são famosos no mundo do cinema e na cultura mundial. Heróis Marvel, “Shrek”, “Transformers”, “Jurassic Park”, “E.T.”, além de ícones da TV norte-americana.

 

Hobbiton Movie Set Tours (Nova Zelândia)

http://www.hobbitontours.com/

Um dos itens reconstruídos em Hobbiton foi a árvore em cima de Bolsão. As folha são artificiais e foram produzidas em Taiwan – Foto por Tom Hall com CC

Ainda no mundo da fantasia, outra atração turística que surgiu a partir de uma locação de filmagem foi o Hobbiton. Sim, a Vila dos Hobbits que apareceu nas trilogias “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” pode ser visitada pelos fãs do universo criado por J. R. R. Tolkien, desde 2002.

Depois das gravações da trilogia “O Senhor dos Anéis”, já era possível visitar a Vila. Porém, o estado de preservação não era dos melhores. Foi após as gravações das cenas de Bilbo e os anões em “O Hobbit” que o lugar ganhou uma repaginada para ter um caráter mais definitivo. Em março de 2015 Hobbiton recebeu o visitante de número 1 milhão.

Caminhando durante duas horas pelas colinas da Vila dos Hobbits é possível ver mais de 30 “buracos” feitos para a construção das casas das pequenas criaturas, em uma paisagem que por não ter sido praticamente tocada pela civilização foi escolhida por Peter Jackson para ser a moradia dos Hobbits.

 

Walt Disney World Resort (EUA)

https://disneyworld.disney.go.com

Foto por Joe Penniston com CC

Esse talvez seja o parque mais famoso do mundo. O parque foi construído após o sucesso do Disneyland, na Califórnia, em 1971, com o lançamento do Magic Kingdom. Depois surgiram os demais setores do parque, como o Epcot (1982), Disney’s Hollywood Studios (1989) e Disney’s Animal Kingdom (1998) – estes são os únicos parques temáticos dentro do complexo do resort.

Dentre eles, se você busca explorar o cinema, vale conhecer o Disney Hollywood Studios, que é inspirado na Hollywood dos anos 30 e 40, mas também conta com filmes mais recentes, como os da série Star Wars. E, claro, as animações Disney não podiam faltar. Quem quiser pode visitar o Animation Courtyard, que mostra as produções feitas em animação do estúdio.

O Magic Kingdom é onde fica o Castelo da Cinderela. Ele é apenas uma parte do parque, que é dedicado aos filmes de contos de fadas produzidos pelo estúdio. “Aladdin”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Pequena Sereia” e vários outros personagens estão presentes no parque, que foi lançado após a morte de Walt Disney.