GRU - São Paulo - Brasil

5 cidades da Inglaterra além de Londres

13 de julho de 2015

Foto por Berit Watkin com CC

Brighton

Menos de uma hora de viagem de trem separa a bela Brighton da capital inglesa. Se prepare para conhecer uma praia bem diferente: ao invés de areia, ela tem cascalhos.

Pela orla, existem várias atrações, a mais famosa é o Pier de Brighton com uma feira e parque de diversões. Ao lado, fica a roda gigante e o aquário mais antigo do mundo, que tem uma bonita arquitetura vitoriana.

Visite o parque e palácio Royal Pavillion, construído pelo princípe regente George IV. Também vá para a área chamada North Laine da cidade para ver lojas, cafés e restaurantes independentes – sem grandes marcas e redes.

E para quem fala inglês, você pode marcar um tour pela cidade com um voluntário local pelo site visitbrighton.com.

Foto por Beverley Goodwin com CC

Liverpool

Não precisa ser fã de carteirinha dos Beatles para amar Liverpool, embora seja impossível perder algumas (das muitas) atrações sobre a banda na cidade.

Começando pelo pub The Cavern, famoso palco de shows dos Beatles, ele é uma parada obrigatória na cidade para tomar uma cerveja e curtir música ao vivo (da banda ou não). Para se apronfundar no mundo beatlemaníaco, vá ao museu The Beatles Story e não perca o passeio com o Magical Mystery Bus, que te leva aos locais mais importantes da história dos integrantes da banda.

O museu da cidade é pequeno, mas com uma seleção interessante de obras. O prédio é muito bonito e a visita é rápida e gratuita. Ao lado, fica a biblioteca da cidade, um ótimo lugar para ter uma vista linda indo até o terraço no último andar. Para quem gosta de arte moderna, visite o museu Tate Modern.

Foto por Pablo Fernández com CC

Bristol

Para escapar da correria de cidade grande de Londres, a escolha certa é pegar o trem para Bristol. A cidade é pequena e quase tudo dá para fazer a pé, uma alternativa legal é visistar o pier e fazer as rotas de barco pelo rio.

Não deixe de visitar o St. Nicholas Market, um mercado coberto cheio de lojas e cozinha internacional. Depois, vá até a Ponte suspensa Clifton para ter uma vista de tirar o fôlego.

Bristol também é onde nasceu o famoso artista de rua Bansky e alguns de seus primeiros grafites podem ser vistos pela cidade.Um passeio alternativo é fazer um tour guiado de arte de rua.

Foto por John Menard com CC

Bath (e Stonehenge)

Bath é uma viagem histórica pelo Império Romano e o cenário dos romances de Jane Austen. A principal atração são os banhos romanos, galerias de água quente construídas durante o domínio do império Romano na Inglaterra. Para quem quiser, existe um Spa logo em frente para aproveitar as águas termais.

Para visitar o misterioso Stonehenge, diversos passeios guiados saem de Bath para o parque onde ficam as pedras. Eles duram boa parte da tarde, então é melhor se planejar bem para não perder a hora.

Além disso, visite também o museu da escritora Jane Austen, o incrível prédio Royal Crescent e o restaurante Sally Lunn’s (para comer o pão e pratos históricos britânicos).

Foto por Jun com CC

Oxford

Pegue uma bicicleta e faça o tour pela charmosa cidade universitária inglesa. Os prédios e ruas antigos populados por alunos oferece ótimas vistas e fotos de viagem.

O mercado coberto (Covered Market) é um bom destino para comer ou fazer compras, você encontra de tudo: tortas, velas, frutas frescas, roupas, cookies, perfumes, botas, etc.

Para os fãs de Harry Potter, alguns dos passeios têm um toque especial. A Biblioteca Bodleain e a faculdade Christ Church foram locações de filmagens do filme. Vale a pena a visita mesmo para quem não é fã, pois os prédios são fantásticos. E para quem gosta de Alice no País das Maravilhas, visite a Alice’s Shop, que fica no local onde a verdadeira Alice comprava doces.

Por último, não deixe de conhecer os museus de História Natural e o Pitt Rivers. Eles ficam juntos, são gratuitos e os prédios têm arquitetura maravilhosa.