GRU - São Paulo - Brasil

Giethoorn, uma cidade sem ruas

25 de maio de 2016

Você já ouviu falar de Veneza, na Itália, certo? Mas, por um acaso, você já se deparou com informações sobre a “Veneza da Holanda”?

Muitas pessoas não conhecem, mas existe uma cidade nos países baixos que parece ter saído de um cenário de filme. Isso mesmo, a Giethoorn, na província de Overrijssel – um vilarejo romântico, bucólico e charmoso.

No local não há ruas, carros ou motos. O único meio de locomoção para os moradores e visitantes é por meio de barcos. Ao todo, a cidade possui 176 pontes, o que deixa a região ainda mais charmosa.

Mas com tanta calmaria, como se faz para chegar em Giethoorn? Afinal, não existe pavimento. Não tem segredo: os turistas devem deixar seus carros fora da vila, e seguir a pé ou de barco – normalmente esses barcos são “silenciosos”, ou seja, não possuem motor.

Cidade foi fundada por volta de 1230 / Divulgação / Giethoorn Tourism

O próprio site do município já deixa bem claro o tipo de experiência que você vai encontrar: “O som mais alto que você normalmente vai ouvir é o ‘quack’ dos patos ou o barulho feito pelos pássaros.”

A cidade se tornou um dos novos pontos turísticos da Holanda, e não apenas no verão. Durante o inverno, os fã de esportes de gelo aproveitam que os canais congelam e fazem deles pista de patinação.

Divulgação / Giethoorn Tourism