GRU - São Paulo - Brasil

7 destinos econômicos para curtir o inverno brasileiro

7 de junho de 2016

Frio, chocolate, fondue, vinho…

É oficial, o inverno chegou! Prova disso, são os termômetros que já caíram na maior parte do Brasil.

Junto com a temporada de frio, vem as tão esperadas férias de julho. Então, porque não aproveitá-las em um destino propício para a estação?

Entre os meses de junho e agosto, é alta a procura por lugares próximos a montanhas – onde o vento gelado pode ser mais sentido.

Para quem não sabe, a Serra Gaúcha e a Serra da Mantiqueira estão sempre entre as regiões mais procuradas pelos viajantes. No entanto, a disputa por cidades como Gramado e Campos do Jordão pode pesar no bolso dos mais desavisados, já que os preços disparam nos dias gelados.

Pensando nisso, para os turistas que são fãs do inverno e procuram fugir dos pontos famosos mais tradicionais desta época do ano, reunimos alguns locais alternativos para aproveitar o clima frio em destinos para lá de tranquilos e charmosos. Está esperando o que? Vem conferir:

Paranapiacaba – São Paulo

Divulgação

Localizada próxima à Serra do Mar, o pequeno e charmoso distrito de Paranapiacaba, localizado em Santo André, abriga um grande circuito cultural durante o inverno. Suas belas paisagens naturais somadas à influência da arquitetura inglesa tornam sua paisagem única e peculiar. A neblina dá um toque muito especial aos passeios e festivais de época, repletos de música, apresentações artísticas, além de feiras e encontros animados. E para quem deseja tranquilidade e sossego, não faltam opções como museus e trilhas.

Penedo – Rio de Janeiro

Divulgação

Para quem sempre desejou conhecer um pouco da cultura e da tradição escandinava, Penedo é um destino imperdível. A colônia finlandesa está localizada na região serrana de Itatiaia, no Rio de Janeiro, e oferece a seus visitantes uma experiência única. Suas pequenas joias da arquitetura e belíssima paisagem natural, somadas ao característico frio do inverno, parecem levar o viajante para um ponto muito distante do Brasil. Encantador e pacato, o distrito oferece uma rica gastronomia, com destaque para seus tradicionais chocolates artesanais.

Santo Antônio do Pinhal – São Paulo

Bia Parreiras/Reprodução

É vizinha de Campos do Jordão e tem o mesmo ar romântico. No entanto, em Santo Antônio do Pinhal prevalece a tranquilidade e a simplicidade, longe da badalação e das fondues caríssimas da Vila Capivari. A autêntica gastronomia oferece muitas opções com pinhão e trutas, em alta no mês de julho. Ao visitar a cidade, não deixe de dar um pulo na Fazenda Renópolis, que oferece um chá colonial com pães, bolos geleias e queijos.

São Roque – São Paulo

Divulgação

Localizada a apenas uma hora de São Paulo, São Roque é um refúgio para quem deseja fugir do caos em busca de sossego. É comum paulistanos passarem o dia na cidade para comer ou curtir algumas das atrações que fizeram a fama do local, tais como os vinhos de mesa. Nos fins de semana, é possível visitar o Ski Mountain Park, com atividades como tobogãs, arvorismo e as famosas pistas artificiais de esqui, pra quem deseja praticar o esporte. Também há restaurantes dentro do complexo, como uma churrascaria, lanchonetes e o argentino Parrilla de La Montaña.

Domingos Martins – Espírito Santo

Divulgação

Com fortes traços culturais de seus antigos colonizadores italianos, pomeranos e alemães, a cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo, é um excelente destino para curtir as delícias do inverno. Além das tradicionais construções de traços europeus, as formações rochosas que emolduram a cidade são um espetáculo aos olhos. Seus picos que se erguem em meio à mata atlântica, como a Pedra Azul, são passeios imperdíveis, assim como as suas feiras de artesanato e restaurantes diversificados para todos os paladares.

Urubici – Santa Catarina

Divulgação

Considerada uma das mais belas cidades da Serra Catarinense, Urubici é pequena, tranquila e aconchegante. Registrando todos os anos temperaturas baixíssimas e neve, a cidade oferece a seus visitantes um clima muito frio e paisagens inesquecíveis, como o Morro da Igreja, a Pedra Furada e o Morro dos Campestres. No pequenino centro da cidade é possível encontrar excelentes restaurantes e pousadas para se aconchegar e aproveitar ainda mais as delícias gastronômicas e a hotelaria local.

Cambará do Sul – Rio Grande do Sul

Luiz Fernando Guglielmi/Reprodução

É o destino ideal para quem curte natureza e aventura. Cambará do Sul é o lar dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, que impressionam os visitantes pela beleza. Parques estão entre as atrações mais interessantes do lugar, tais como o Nacional Aparatos da Serra, onde é possível avistar as cachoeiras da Andorinha e Véu de Noiva nas passarelas, e o Nacional da Serra Geral, cuja paisagem fica ainda mais nítida durante a estação.