GRU - São Paulo - Brasil

Governo outorga isenção de visto para turista de quatro países

31 de outubro de 2016

O processo de retirada de visto pode ser complicado e até mesmo trabalhoso para alguns viajantes, não é mesmo?

Pensando nisso, o Palácio do Planalto deu sinal verde à proposta de isenção unilateral de visto para quatro países, segundo informou o “Valor Econômico”.

Ainda segundo a publicação, os turistas destes territórios receberão a exigência de documento eliminada por um período de dois anos por oferecerem baixo risco migratório e terem um padrão elevado de gastos em viagens ao Brasil. As nações incluídas na aprovação são: Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá.

Governo quer eliminar exigência de vistos para americanos, canadenses, japoneses e australianos pelo período de dois anos

Para a premissa entrar em vigor, será preciso alterar o Estatuto do Estrangeiro, lei sancionada em 1980, que exige reciprocidade na política de concessão de vistos. Aos que atuam no setor de turismo, a medida pode aumentar o fluxo de visitantes na alta temporada.

“Os resultados aparecem no curto prazo. Nas férias de fim de ano a gente já sentiria efeitos positivos”, comentou Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Já para aos que se colocaram do lado oposto da aprovação da mudança, a sentença não fará com que o país evolua muito em negociações bilaterais e – muito menos – encerrar obrigatoriedade de vistos para seus cidadãos em países como Estados Unidos e Canadá.

CHINA BARRADA

O Ministério do Turismo tentou incluir a China na norma, mas o país foi excluído. Apesar de ter um forte potencial de aumentar a receita do Brasil, os chineses foram barrados em virtude da dificuldade no controle migratório para uma nação com mais de um bilhão de habitantes.