GRU - São Paulo - Brasil

Carnaval em 2015 movimenta maior receita do que em outros anos

24 de fevereiro de 2015

O carnaval desse ano no Brasil teve bom resultado para a receita do país. O deslocamento, tanto interno de pessoas, quanto a vinda de estrangeiros, movimentou 6,6 bilhões, de acordo com o Ministério do Turismo. O valor corresponde a 3% do gerado em um ano no setor. Os principais estados beneficiados pelo turismo no feriado foram São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.

Em São Paulo, houve aumento de turistas brasileiros e, principalmente estrangeiros em relação aos outros anos. Foi verificado também um aumento no gasto médio dos turistas. Na Bahia também vieram mais visitantes em relação aos outros anos, principalmente em Salvador, gerando empregos na capital. No Rio, grande parte da movimentação turística foi devida aos cruzeiros que param em suas praias. Em Pernambuco o lucro foi grande, de 1 bilhão, e a maior parte dos visitantes, brasileiros. Em Minas Gerais o aumento foi na quantidade de passageiros nos aeroportos, 8,79% em relação ao ano passado, a movimentação de turistas aconteceu principalmente nas cidades interioranas. Em Fortaleza a ocupação dos hotéis chegou a 100%.

O movimento dos principais aeroportos do país no feriado foi grande. Foram registradas em média 627 mil pessoas circulantes por dia, número maior que durante a Copa do Mundo, quando a circulação era de em média 508 mil.