GRU - São Paulo - Brasil

Principal meio para chegar a aeroportos ainda é o carro particular

3 de junho de 2013

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) nos três primeiros meses do ano, com 21,2 mil passageiros nos 15 maiores aeroportos brasileiros, a maioria das pessoas chegam ao aeroporto de carro particular, e quando optam pelo transporte público, dois em cada três preferem táxi.

Cerca de 52% dos passageiros utilizam o carro privado, 38% o transporte coletivo e 10% dos entrevistados estavam em conexão. Sobre qual transporte público eles utilizaram, cerca de 67% optaram pelo táxi e apenas 25% usaram o ônibus.

Em muitos casos, o que atrapalha na decisão do meio de chegar ao aeroporto é a baixa quantidade de alternativas. Dos aeroportos analisados, apenas os aeroportos de Recife e Rio de Janeiro, o Santos Dumont, possuem metrôs relativamente perto.

O principal problema ao utilizar carros e ônibus para chegar ao aeroporto, é a vulnerabilidade ao trânsito, sendo assim, o metrô seria a alternativa mais segura.

Em São Paulo, existem dois projetos, um de trem e outro do monotrilho, que terão estações em Cumbica e Congonhas, respectivamente.
Outros levantamentos serão feitos ao longo do ano.

Da redação, com informações Diário do Grande ABC