GRU - São Paulo - Brasil

Estados Unidos podem investigar redes sociais de viajantes antes de emitir visto

7 de julho de 2016

Aviso aos futuros visitantes dos Estados Unidos: cuidado com as postagens nas redes sociais!

O motivo? O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos avançou com a proposta que implementa a análise de publicações em redes sociais de viajantes que solicitarem o visto para visitar o país.

Segundo as informações da “Folha de S. Paulo”, a orientação foi colocada em consulta pública e, ao que tudo indica, vai receber sugestões e críticas até o mês de agosto.

Caso o projeto seja aprovado, quem solicitar o documento terá que preencher, nos formulários de siglas I-94 ou I-94W, o campo: “por favor adicionar informações associadas à sua presença online”, com os devidos nomes adotados nas mídias sociais.

A justifica do programa afirma que o exercício será opcional e que os dados serão usados como informações de contato de turistas e imigrantes, mas também com “propósito de veto”.

O objetivo de coletar todas essas referências é “melhorar os processos investigativos já existentes” e fornecer, “com mais claridade e visibilidade”, “possíveis atividades nefárias (execráveis, de má índole), conforme declarou o DHS – Department of Homeland Security.

Não é de hoje que os Estados Unidos têm buscado aprimorar a emissão de visto devido à ameaças e ataques terroristas. Mas será que essas medidas irão solucionar o problema de violência no país? Vamos aguardar os próximos capítulos… *As informações são da Folha de S. Paulo.