GRU - São Paulo - Brasil

Emissão de visto para entrar nos Estados Unidos é suspendida por falha

15 de junho de 2015

Na última sexta-feira (12) foi suspendida a emissão de passaportes e vistos em todos os consulados dos Estados Unidos no exterior por falha informática. Segundo nota do escritório de Assuntos Consulares do Departamento do Estado, os pedidos de visto para entrar no país feitos a partir do dia 9 de junho estão atrasados. Quem enviou o formulário online a partir desse dia terá também que reagendar a entrevista.

Segundo o comunicado, as seções consulares de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife continuam a fazer entrevistas e processar e enviar vistos aprovados, mas a emissão do documento pode ultrapassar o prazo dos dez dias úteis.

As solicitações de passaporte estadunidense feitas fora do país também estão atrasadas desde o dia 26 de maio. Para quem reside fora, tem cidadania dos EUA e precisa viajar, é emitido o passaporte de emergência pelos consulados dos demais países.

No comunicado é assegurado que a falha deve ser reparada rapidamente, mas não há previsão de retorno ao funcionamento normal. De acordo com chancelaria americana, “A situação não tem relação com nenhum país em particular, nem com uma cidadania ou categoria de visto em particular”.