GRU - São Paulo - Brasil

25 aeroportos terão coordenação da Anac durante a Copa do Mundo

14 de maio de 2014

Nesta terça-feira (13) foi publicada no Diário Oficial da União da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a notícia de que 25 aeroportos irão ser coordenados pela Agência durante a Copa do Mundo FIFA 2014. A coordenação dos aeroportos será responsável por organizar a locação de slots (horários para procedimentos de pouso e decolagem) enquanto durar o Mundial, mais especificamente entre os dias 06 de Junho e 20 de Julho de 2014.

As companhias aéreas já solicitaram os slots a ser utilizados durante a Copa. A permissão de uso dos slots depende da capacidade dos aeroportos. Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Anac, afirmou que tal controle é necessário devido ao aumento da procura por slots nos aeroportosenvolvidos, fazendo com que o planejamento de uso da infraestrutura aeroportuária seja imprescindível.

Durante o evento, as principais companhias aéreas deverão adotar outras medidas tendo em vista o aumento no número de passageiros. Algumas delas são: reforço de guichês de informação, ocupação máxima de guichês de check-in em horários de movimento intenso, suspensão de overbooking e aumento no número de aeronaves reservas.

A ordem de prioridade na locação de slots é: operações que incluam o transporte de delegações de seleção de futebol, operações vinculadas a transporte comercial (regular já existente, regular novo e não regular, sucessivamente) e operações vinculadas a Autoridades Governamentais brasileiras. Operações de emergência e salvamento, de transporte aeromédico ou de órgãos vitais para transplante humano, operações militares e de transporte de chefe de Estado ou de Governo não necessitam obter slots.

Os seguintes aeroportos serão coordenados pela Anac:

- Aeroporto Internacional de Brasília
- Aeroporto Internacional de Cabo Frio
- Aeroporto Internacional de Cuiabá
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Internacional de Confins
- Aeroporto de Campina Grande
- Aeroporto Internacional de Curitiba
- Aeroporto de Caxias do Sul
- Aeroporto Internacional de Fortaleza
- Aeroporto Internacional do Galeão
- Aeroporto Internacional de Guarulhos
- Aeroporto de Goiânia
- Aeroporto de Juiz de Fora
- Aeroporto de Joinville
- Aeroporto de João Pessoa
- Aeroporto Internacional de Manaus
- Aeroporto Internacional de Natal
- Aeroporto da Pampulha
- Aeroporto Internacional de Porto Alegre
- Aeroporto Internacional de Recife
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José dos Campos
- Aeroporto Internacional de Salvador
- Aeroporto Internacional de Campinas
- Aeroporto de São Gonçalo do Amarante