GRU - São Paulo - Brasil

1.973 voos extras aprovados pela Anac para Copa 2014

17 de janeiro de 2014

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou, nesta quinta-feira (16) a aprovação de todos os 1.973 voos extras solicitados pelas companhias aéreas por ocasião da Copa do Mundo, perfazendo um total de até 25 mil assentos extras num dia. O aumento representa acréscimo de 1% na malha aérea brasileira.

Segundo o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, a aprovação total deve-se ao fato de todas as solicitações realizadas estarem de acordo com a capacidade dos aeroportos brasileiros. Comenta, entretanto, que as companhias aéreas ainda podem fazer ajustes, além de realizar novos pedidos.

Além da implementação de voos extras, ocorrerão modificações de horários e rotas na malha aérea já existente. Estima-se que estas modificações poderão ser aplicadas a 42% dos voos atuais.

Guaranys disse, ainda, que o governo acompanhará quinzenalmente a evolução dos preços das passagens dos novos voos, que podem começar a ser vendidas nesta sexta-feira (17). Caso seja constatado abuso, as companhias aéreas poderão ser questionadas.

O diretor-presidente da Anac afirma também que não haverá sobrecarga dos aeroportos ocasionada pelas aprovações dos voos extras, visto que foram cedidas levando em conta o tamanho do pátio, das pistas e do terminal de cada aeroporto.

A rota mais solicitada pelas companhias aéreas foi entre Brasília e Guarulhos – a Anac aprovou 288 novos voos. Com 284 novos voos aprovados, o trecho entre Santos Dumont (RJ) e Viracopos (SP) foi o segundo mais solicitado. Em terceiro lugar ficou uma rota internacional: Galeão (RJ) e Ezeiza, principal aeroporto da Argentina, localizado em Buenos Aires, com 262 novos voos aprovados.

As datas de abertura e final da Copa foram as que receberam o maior reforço em termos de número de assentos disponibilizados, contando com 20 mil e 25 mil assentos extras respectivamente.