GRU - São Paulo - Brasil

TAM e LAN serão uma só com nova marca unificada até o fim do ano

3 de novembro de 2014

As marcas LAN e TAM vão desaparecer do mercado. A Latam Airlines vai anunciar uma nova marca unificada até o fim deste ano. As duas companhias aéreas começaram o processo de união em 2010 e em 2012, com a criação da Latam Airlines. O anuncio da nova marca é um dos passos mais concretos para que a companhia chilena e a brasileira se tornem de fato uma única empresa.

“Depois de muito estudo, chegamos à conclusão de que as duas marcas são muito fortes em seus mercados e que não poderíamos optar por uma ou outra”, disse Marco Bologna, presidente da TAM S/A. Depois de anunciar o novo nome, a companhia fará a pintura das aeronaves, a unificação do sistema de reservas e padronização do uniforme para que o passageiro realmente tenha a impressão de estar viajando com uma única empresa, independente do voo ser da TAM ou da LAN. A previsão é que a integração seja concluída em até um ano e meio.

A companhia tem operado com prejuízo financeiro nos últimos dois anos. O chileno Enrique Cueto, presidente da Latam Airlines, tem um plano estratégico para que a empresa se recupere e esteja entre as três maiores aéreas do mundo até 2018. Este plano inclui o corte de US$ 650 milhões em despesas e redução do quadro de funcionários. Isso sem fazer demissões, a intenção é diminuir o número de funcionários naturalmente, fechando as vagas daqueles que saírem da companhia.

Outra parte deste plano de otimização consiste na automação, simplificação e centralização de processos e o investimento em projetos de tecnologia da informação. Aeronaves mais eficiente e a ampliação dos aeroportos de Guarulhos e Brasília também são peças importantes na retomada da Latam.