GRU - São Paulo - Brasil

TAM cancelará 23 rotas nacionais e internacionais

21 de julho de 2015

A TAM solicitou o cancelamento de 23 rotas nacionais e internacionais à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os cancelamentos fazem parte do plano de redução de custos da aérea. As rotas partem dos aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro, e finalizarão operação entre agosto e novembro.

Seis voos internacionais pararão de operar, entre eles, estão as frequências de segundas a sextas-feiras entre o aeroporto de Guarulhos e o Aeroporto Milano Malpensa, na Itália, e entre Guarulhos e Santiago, no Chile. Dos domésticos, 11 voos do aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, param de operar, além de oito voos em aeroportos paulistas – Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Leite Lopes (Ribeirão Preto).

A Anac afirmou que os passageiros não podem ser prejudicados e os voos têm que ser cancelados com no mínimo 72 horas de antecedência. Nos casos de alteração do bilhete, a companhia deve reacomodar os passageiros em voos próprios ou de outras aéreas em horário conveniente para o cliente. Há também a opção do reembolso integral do valor da passagem.

De acordo com a Anac, as companhias aéreas podem cancelar operações sem necessidade de aprovação, apenas com uma notificação. A partir da data de cancelamento, outra aéreas podem se oferecer para substituir a anterior na rota. Caso a TAM deseje voltar a operar a rota cancelada, se ainda estiver disponível, ela terá de fazer uma solicitação e passar por todo o processo de autorização novamente.