GRU - São Paulo - Brasil

TAM atinge recorde na ocupação de voos em 2014

21 de janeiro de 2015

A TAM Linhas Aéreas atingiu, em 2014, um recorde nas taxas de ocupação. O load factor anual nos voos nacionais e internacionais da companhia chegou a um dos maiores valores da empresa na série histórica do setor aéreo, que vem sendo publicada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A presidente da TAM Linhas Aéreas, Claudia Sender, afirma que “Desde 2011 estamos buscando maior eficiência e aproveitamento dos nossos ativos. Os números refletem a estratégia que adotamos diante de um cenário de alta competição e de avanço dos custos operacionais”. Ela também colocou que, “Se pensarmos que há 10 anos operávamos com até 30% dos aviões ociosos, hoje conseguimos uma evolução operacional extraordinária, que atesta a nossa capacidade de trabalhar com excelência e disciplina, no mesmo nível dos outros líderes mundiais do setor aéreo”.

No mercado brasileiro, o load factor médio do setor aéreo é de 79,7%, enquanto a TAM já alcança um load factor anual de 81,4%. O avanço da companhia no país está associado, principalmente, à disciplina de oferta da empresa, que leva a um bom aproveitamento das aeronaves e à adequação da capacidade à demanda existente.

Internacionalmente, o load factor da TAM atinge 85%, em um mercado cuja média é de 82,6%. Desde 2006 o avanço de sua ocupação fora do Brasil é regular e acima da média do setor. Ainda assim, o índice atingido em 2014 foi um marco por ser o maior dos ultimos 10 anos.

Os dados oficiais dizem respeito ao acumulado do setor até o mês de novembro, já que as informações referentes a dezembro de 2014 ainda não foram divulgadas pela ANAC.