GRU - São Paulo - Brasil

Gol Linhas Aéreas Inteligentes: primeira aeronave com internet chega ao Brasil

12 de agosto de 2016

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes apresentou a sua primeira aeronave com uma antena que permitirá o acesso à internet e a uma plataforma de entretenimento de bordo.

Em um Boeing 737-800, o equipamento terá comunicação via satélite e IPTV, um método de transmissão de sinais televisivos e do sistema de streaming para filmes e outros conteúdos.

A plataforma de distração incluirá canais de televisão ao vivo, programação por streaming com filmes, séries, desenhos, além do mapa de voo. Já o acesso será pelo dispositivo móvel do próprio viajante, através de tablets, smartphones e notebooks.

O sistema já foi homologado pelo Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos e está em processo de certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo empresa, primeiro voo com rede móvel deve decolar em setembro / Divulgação

“A instalação da antena na primeira aeronave foi feita em Miami pela equipe da Gogo, nossa parceira e provedora desta tecnologia. As demais serão feitas pela própria companhia em nosso centro de manutenção, em Confins”, explicou Paulo Miranda, diretor de Produtos e Experiência do Cliente da Gol.

Segundo as informações da linha, a previsão é de que o primeiro voo com wi-fi e entretenimento de bordo seja realizado ainda este ano.

Além disso, a companhia aérea espera que, em até dois anos, “toda a frota da companhia esteja equipada e pronta para oferecer a mais completa plataforma de entretenimento a bordo disponível no mercado aos seus clientes”. A transportadora preparou um vídeo que mostra como foi todo o processo de instalação. Confira abaixo:

Wi-fi em outras companhias brasileiras

Ao que tudo indica, não é somente a Gol Linhas Aéreas que terá rede móvel em suas aeronaves. Isso mesmo, também está no radar de outras empresas a instalação de wi-fi a bordo.

Segundo as informações de “Todos a Bordo”, do UOL, a Latam Airlines Brasil declarou estudar o tema e pretende oferecê-lo assim que concluir que a cobertura por satélite é satisfatória. A Azul Linhas Aéreas também informou pesquisar a viabilidade do wi-fi, mas ainda não há definição a respeito.

Em recente evento da Abracorp (Associação Brasileira de Viagens Corporativas), um executivo da Avianca Brasil sinalizou disposição de adotar o sistema. Procurada, a empresa não negou nem confirmou a informação.