GRU - São Paulo - Brasil

Gol estuda compra de novas aeronaves da Embraer

22 de setembro de 2014

A empresa aérea GOL está avaliando a possiblidade de adquirir aviões do tipo E2, nova geração de aeronaves da Embraer. Elas devem ser compradas na versão E195, a maior da linha.

“A GOL está sempre avaliando novas oportunidades para seu negócio. No momento, estuda a possibilidade de comprar aeronaves da nova família Embraer E2. Estes jatos seriam utilizados em rotas que justifiquem a utilização de aeronaves com 130 a 140 assentos”, declarou a empresa ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Até então a frota da GOL possui apenas aviões da Boeing. A empresa sempre afirmou que a utilização de um único tipo de aeronave era estratégica e contribuia para a eficiência de custos. Segundo Alberto Farjeman, essa visão não mudou. “Continuamos acreditando em padronização de frota, mas isso não significa que não vamos olhar os outros aviões”.

Comprar aeronaves menores pode ser interessante para que a empresa consiga aproveitar o Plano de Aviação Regional, que atualmente está em análise no Congresso Nacional. Uma das propostas presente nele é um subsídio para passagens de voos com origem ou destino em aeroportos regionais. Porém, há um limite de 60 assentos por voo ou 50% dos assentos oferecidos.

Ainda assim, Alberto afirma que a análise das aeronaves não está necessariamente ligada ao plano e que “é uma decisão difícil”, de modo que preferiu não dizer quando ela deve ser tomada.