GRU - São Paulo - Brasil

Anac autoriza companhia aérea BQB a operar no Brasil

30 de janeiro de 2014

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acaba de conceder autorização à companhia aérea uruguaia BQB para operar no Brasil. Diante da notícia, o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) levantou a possibilidade de que a nova empresa seja a sucessora da extinta Pluna, cujas atividades foram encerradas em junho 2012 devido a problemas financeiros.

Até então, a Pluna havia chegado a realizar 90 voos por semana ao Brasil, tendo se tornado uma das maiores companhias internacionais a operar no país. Sua falência resultou em 4,7 mil passageiros não embarcados – número este que leva em consideração apenas as agências de turismo filiadas ao Sindetur-SP. É relatado prejuízo de US$ 8 milhões no último balanço financeiro da companhia.

Assim, o Sindetur-SP encaminou, recentemente, um ofício a Marcelo Guaranys, presidente da Anac, solicitando esclarecimentos sobre a atuação da companhia aérea relativamente à sua ligação com a Pluna, garantias exigidas para que não haja repetição do prejuízo e medidas tomadas sobre as indenizações pendentes. Nas palavras do presidente da entidade, Eduardo Nascimento, espera-se que “a Anac cobre dos responsáveis os danos que a paralisação desta empresa causou no Brasil a milhares de passageiros e centenas de agências de viagens”.