GRU - São Paulo - Brasil

Veja o significado por trás das cores dos passaportes

13 de outubro de 2016

Você, por um acaso, sabe por que o seu passaporte, e de todos os cidadãos brasileiros, é azul? Enquanto o da União Europeia, por exemplo, é vermelho?

Alguns viajantes podem pensar que a escolha da tonalidade do documento é uma mera coincidência, mas estão enganados!

Toda a triagem oficial para a configuração das cores são definidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (em inglês, International Civil Aviation Organization – ICAO) e, segundo a instituição, há significados culturais e históricos que vão além das cores da bandeira do país em questão.

Passaporte preto e rosa são os mais raros

Na maioria dos casos, a pigmentação dos passaportes indicam decisões geopolíticas, e podem ser encontrados mais corriqueiramente nas cores azul, vermelho, verde e vermelho. Por outro lado, existem os documentos em preto e em rosa - raramente utilizados.  Confira abaixo todas as cores e os seus significados:

Azul

Comum no continente americano, a cor é utilizada por dois blocos econômicos: o Mercosul – que inclui Brasil, Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela – e a Comunidade do Caribe (Caricom). Os Estados Unidos também resolveram adotar a cor, em 1976, devido ao bicentenário da independência do país e por se assemelhar à sua bandeira.

Vermelho

Antigamente, a cor era adotada por nações comunistas durante a Guerra Fria. No entanto, até hoje incida passado ou presente soviético nesses países, como é o caso da China, da Bulgária e da Rússia. Países membros da União Europeia – ou que pretendem ingressar nela, como a Turquia, por exemplo – também adotam a tonalidade em seus passaportes.

Verde

A cor está relacionada com a religião e a maior parte das nações que seguem o islamismo possuem bandeiras esverdeadas, consequentemente adotando um passaporte da mesma cor – que era considerada a preferida do profeta Maomé. Mas além de países como Arábia Saudita, Marrocos, Egito e Paquistão, que seguem o alcorão, Gana e Costa do Marfim, que integram a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Ecowas), também escolheram a coloração para se distinguirem.

Preto

O documento na cor mais rara! A tonalidade é adotada pelo México e pela Nova Zelândia, além de países do continente africano, como Angola, Botsuana e Congo, lembrando que o passaporte preto também é utilizado por cidadãos autorizados e providos de benefícios diplomáticos nos Estados Unidos.

Rosa

Precisa fazer uma viagem de urgência e perdeu ou ainda não possui um passaporte oficial? Sem problemas, mas o documento será em uma cor também pouquíssima usada, a cor-de-rosa. No entanto, a prática só acontece na Holanda. *As informações são do “Viaje aqui”.

Mais curiosidades