GRU - São Paulo - Brasil

Empresas lançam BIOJet Abu Dhabi para produção sustentável de biocombustível de aviação

12 de junho de 2015

Foi lançado nessa quinta-feira (11) plano para a produção sustentável de biocombustível para aviação nos Emirados Árabes Unidos, o BIOJet Abu Dhabi, pela aérea Etihad, a fabricante de aeronaves Boeing, a empresa do setor petroquímico Total, a refinaria Takreer e o Masdar Institute of Science and Technology. O plano visa a formação de uma indústria de biocombústíveis de aviação viável em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

Com a premissa de que Abu Dhabi tem potencial para oferecer recursos para produção de biocombustível para aviação, o projeto se preocupa com a redução da emissão de carbono na aviação comercial e estuda como é possível estabelecer uma cadeia de suprimentos com a utilização de matérias-primas sustentáveis e de acordo com as novas exigências e estruturas políticas. O plano de ação identifica os desafios e preocupações do aumento da produção de biocombustível doméstico.

O projeto é baseado em pesquisa realizada pelo Sustainable Bioenergy Research Consortium, liderado pelo Masdar Institute para o desenvolvimento de uma agricultura, produção de produtos alimentares e de energia nas terras do deserto tradicionalmente não-aráveis com irrigação da água do mar.