GRU - São Paulo - Brasil

Demanda de voos domésticos e internacionais cresce em agosto

24 de setembro de 2014

A demanda por transporte aéreo doméstico atingiu seu número mais alto para o mês de agosto dos últimos dez anos, segundo informou a Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira (23/09). Em relação ao mesmo período de 2013, o crescimento foi de 6,1%. A demanda doméstica, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), registrou crescimento nos últimos 11 meses consecutivos.

Já a oferta do transporte aéreo doméstico de passageiros, medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK), caiu pelo sétimo mês consecutivo: 0,6% no mês de agosto em comparação com números do ano passado.

O aproveitamento das aeronaves em voos domésticos (relação entre RPK e ASK) foi de 79,2% e é o maior dos últimos dez anos para o mês, tradicionalmente mais fraco. O número de passageiros transportados em agosto também foi recorde para o mês na última década, foram 8 milhões de passageiros e alta de 8,2% em relação a 2013.

A companhia aérea com maior participação no mercado foi a TAM, com 38,8% do RPK doméstico, seguida de perto pela a Gol, com 35,2%. A Azul é tem a terceira maior porcentagem com 16,3%. A empresa que mais cresceu no mês em comparação com agosto do ano passado foi a Aviança, registrando alta de 22%.

No setor de transporte aéreo internacional, a oferta em ASK apresentou crescimento expressivo pela primeira vez no ano, com aumento de 5,3%. A demanda também cresceu em 14,8%. A relação entre a demanda e a oferta (RPK/ASK) em voos internacionais foi de 85,3%, marcando alta de 9% em na taxa de aproveitamento das aeronaves em voos operados por companhias brasileiras.

As líderes no transporte doméstico, Tam e Gol, são as únicas empresas brasileiras que transportaram passageiros em viagens internacionais, com 84,7% e 15,3% do do RPK respectivamente. Foram 517,6 mil passageiros, a maior quantidade transportada por empresas nacionais em um mês nos últimos dez anos.