GRU - São Paulo - Brasil

Aviões do futuro não terão janelas, mas uma vista panorâmica

1 de abril de 2016

Já pensou em ter uma vista panorâmica do céu enquanto realiza uma viagem de avião?

Parece surreal, certo? Mas para os britânicos do Center for Process Innovation (CPI) o conceito não é apenas um sonho e até tem data para acontecer.

Isso mesmo, a organização aposta que daqui a 8 anos as cabines do futuro não terão janelas, mas, sim, uma fina tela OLED que se estende a todas as paredes e teto e por onde é possível ter uma vista panorâmica do céu – como se a aeronave fosse aberta.

Nessa mesma tela você teria todos os comandos de luz, chamada da aeromoça, controle de volume e escolha do entretenimento digital. Demais, né?

Com diversas câmeras de alta definição instaladas na parte exterior do avião, as imagens seriam mostradas em tempo real dentro da cabine, em uma visão de 360º. Contudo, o real objetivo por trás do projeto não é a incrível visão que será proporcionada para os viajantes e sim a economia.

Divulgação

De acordo com as informações da empresa, 80% do peso de um avião não são as pessoas ou bagagens, mas a própria estrutura da aeronave e o combustível. E a cada 1% de redução no peso, economiza-se 0,75% de combustível, o que gera menos emissão de poluentes e menos custos às companhias.

Além disso, as janelas são algumas das partes mais pesadas na fuselagem do avião. Por que, então, não trocá-las? As telas de OLED são leves, finas e de custo reduzido. A transição seria perfeita para as aeronaves, unindo o útil (economia) ao agradável (uma experiência de voo incrível).

Divulgação

Por outro lado, a vista panorâmica do céu em pleno voo pode ser altamente aterrorizante para quem não é muito fã de alturas, concorda? O projeto será colocado em prática pela CPI junto a uma rede de parceiros e estima-se que os primeiros protótipos possam ser apresentados em aproximadamente 3 anos. E aí, tem coragem de embarcar nessa viagem?

A Center for Process Innovation (CPI) apresentou melhor essa ideia para os que ficaram animados com a novidade em um vídeo totalmente demonstrativo. Não deixe de conferir: