GRU - São Paulo - Brasil

Autoridades e companhias aéreas lançam ações especiais para o fim do ano

13 de dezembro de 2013

Com a expectativa de aumento significativo do fluxo de passageiros nos aeroportos, as autoridades aeroportuárias iniciam hoje (13) a Operação Fim de Ano, que consiste de uma ação de reforço operacional nos 12 principais aeroportos brasileiros: Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Brasília, Confins, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Recife. A ação se estende até o dia 13 de janeiro do ano que vem.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promete intensificar a fiscalização de operações nos aeroportos, mantendo 315 servidores operando em turnos, cobrindo os horários de pico de fluxo de passageiros. A fiscalização ocorrerá 24 horas por dia nos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Rio de Janeiro.

O pico do fluxo ocorrerá em uma semana, no dia 20, segundo Moreira Franco, ministro titular da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Nesta data, todos estarão mobilizados: operadores, autoridades e gerentes. A intenção, segundo o ministro, é “é ter um período de festas, se não melhor, pelo menos igual ao do ano passado, que foi relativamente tranquilo”.

As companhias aéreas já apresentaram à ANAC seus planos de contingência para o fim do ano, em que se comprometem, entre outras coisas, a não praticar overbooking, manter o número máximo de funcionários no check-in em horários de pico, disponibilizar aeronaves reservas, reforçar o treinamento de equipes em solo, remanejar manutenções programadas nas aeronaves e aumentar o efetivo de tripulação e de atendentes em guichês para informações e registros de manifestações.

Serão disponibilizadas, ao todo, 15 aeronaves reserva pelas companhias aéreas, que manterão 97% de seus funcionários trabalhando – número que costuma oscilar entre 92% e 93%, devido a treinamentos obrigatórios e férias.

A estimativa para este ano, sem levar em consideração os aeroportos recentemente concedidos à iniciativa privada, é de alta no número de passageiros: 2,42% em relação ao ano passado, totalizando um fluxo de 26 milhões de pessoas nos terminais administrados pela Infraero.