GRU - São Paulo - Brasil

Airbus patenteia avião que voa de Londres a Nova Iorque em uma hora

4 de agosto de 2015

A Airbus registrou a patente do primeiro avião “hipersônico” do mundo. O avião com asas menores é capaz de fazer um voo entre Londres e Nova Iorque em uma hora – o tempo médio de voo entre as duas cidades é de oito horas – e alcança quatro vezes e meia a velocidade do som – Mach 4.5.

O supersônico Concorde alcança apenas duas vezes a velocidade do som – Mach 2 – e demora três horas e meia para fazer o trajeto Londres-Nova Iorque.

O avião movido a hidrogênio tem sistema triplo de motores e usa, para decolar, dois jatos turbo embaixo da fuselagem, onde também é posicionado um motor de foguete. A Airbus descreve o desenho da aeronave como “veículo aéreo, incluindo fuselagem, asa delta gótico distribuído em ambos os lados e um sistema de motores capaz de impulsionar o veículo”.

O avião tem tecnologia para diminuir o impacto com a barreira de som, já que o barulho do Concorde não permitia o voo sobre áreas habitadas.

O avião pode servir como jato privado, com capacidade de 20 passageiros, ou para atividades militares. A Airbus não sabe se entrará em produção, mas suas tecnologias podem ser aplicadas para ajudar a melhorar outras aeronaves da fabricante.