GRU - São Paulo - Brasil

Aérea Amaszonas pretende retomar voos entre Cuiabá e Santa Cruz (Bolívia)

6 de maio de 2015

A companhia Amaszonas Linhas Aéreas pretende retomar voo entre Cuiabá (MT) e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que teve início em junho de 2014 e foi suspendido por conta da interrupção dos voos internacionais partindo do aeroporto da cidade mato-grossense. O presidente da companhia afirmou que pretende retomar os voos do aeroporto ainda nesse semestre.

A interrupção dos voos internacionais no Aeroporto Marechal Rondon, que fica na região metropolitana de Cuiabá, aconteceu pois o aeroporto estava sem licença alfandegária vigente. É necessária a conclusão das obras de reforma e ampliação – que estão paradas – para regularização do serviço da Receita Federal para que seja dada a licença alfandegária e a autorização da volta das operações internacionais.

Os voos entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra apresentaram ocupação média de 80% no período em que eram realizados, três vezes por semana. Devido ao sucesso das operações a companhia pretendia aumentar o número de voos para frequências diárias. A cidade boliviana permite conexões com diversos países e, pela sua proximidade com Cuiabá, era melhor opção aos que embarcavam do Mato Grosso para destinos internacionais do que conexõesem cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro.

Apesar da expectativa do presidente da Amaszonas de retomar os voos no final de maio, a Infraero ainda não firmou acordo com o Governo do Estado de MT para a continuação das obras e informou que, se não receber resposta do Executivo até o dia 22 de maio, cancelará o termo de Convênio e fará nova licitação para retomar os trabalhos.