GRU - São Paulo - Brasil

Correios voltam a entregar vistos americanos

27 de maio de 2013

Já se iniciou a transição de entrega de passaporte para solicitantes por meio do Sedex, serviço dos Correios. A Computer Sciences Corporation (CSC), empresa que foi contratada pela Embaixada dos EUA para realizar a emissão de vistos em território brasileiro, já realiza a entrega diretamente para os Correios.

O serviço, que a partir de outubro de 2012 foi impedido de ser efetuado pela DHL Express, foi devolvido a responsabilidade dos Correios, pois, de acordo com a Lei Postal (6.538/78), o recebimento e o transporte e a entrega, no território nacional, e a expedição, para o exterior, de carta e cartão-postal devem ser explorados pela União, como um monopólio.

Com a contestação da DHL em novembro do ano passado, que não acha cabível classificar um passaporte como carta, um recurso suspendeu a proibição das operações enquanto a CSC procurava uma solução.

A solução foi encontrada com um acordo fechado entre a empresa e o Sedex na sexta-feira (24).

De acordo com informações da Embaixada dos EUA, não existirá mudança para quem solicitou o visto, e ainda está valendo a opção escolhida no momento do agendamento, de “devolução em domicílio” ou “retirada no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv)”.

Da redação, com informações G1