GRU - São Paulo - Brasil

Brasil não cumpre exigências para isenção de vistos norte-americanos

20 de março de 2013

Mesmo com o apoio do presidente Barack Obama, autoridades brasileiras ainda não cumprem certas exigências para que o Brasil seja incluído no programa de isenção de vistos dos Estados Unidos. O governo decidirá ainda nesta semana se entrará no programa de pré-aprovação, uma medida que ajudaria cerca de cinco mil pessoas.

Entre as sete medidas para que brasileiros viajem aos Estados Unidos sem a necessidade de visto, o Brasil já concordou com apenas duas, que dizem respeito à reciprocidade e as revisões periódicas de procedimentos.

Com as dificuldades de implementar o programa de isenção, o Ministérios das Relações Exteriores fez uma determinação ao Ministério da Justiça e à Polícia Federal, para que um programa de pré-aprovação seja colocado em prática. A ideia seria de que pessoas que já tivessem cadastro, passem somente por um quiosque automatizado, sem a necessidade de esperar na fila da imigração.

A Receita Federal e a Polícia Federal não concordam com os termos do governo norte-americano, que exige acesso a dados de empresários brasileiros.

A não-obrigatoriedade de vistos para brasileiros é uma das medidas que os Estados Unidos encontraram para se recuperar da crise financeira.

Da redação, com informações Midia News