GRU - São Paulo - Brasil

Sistema antineblina do aeroporto de Cumbica não está em funcionamento

18 de junho de 2013

O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, é um dos mais movimentados do país. Por isso, foi instalado um sistema antineblina em 2011, para evitar que o aeroporto fosse fechado constantemente. Entretanto, o sistema não está em funcionamento.

Segundo a concessionária que atualmente administra o terminal, o sistema ILS categoria 3, não está funcionando pois depende ainda de uma série de adequações e preparação da infraestrutura. No dia 4 de julho irá acontecer uma reunião entre a concessionária, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para que um novo prazo para o equipamento começar a funcionar. O prazo anterior era setembro de 2011.

Durante este ano, o aeroporto já acumulou um total de 9 horas e 39 minutos fechado devido ao mau tempo. Esse número equivale a 0,24% do total de operação do aeroporto, sendo que 6 horas e 40 minutos correspondem apenas ao mês de maio. A estimativa é que a situação piore, já que durante o outono e o inverno o aeroporto registra níveis maiores de neblina com mais frequência.

Da redação, com informações G1