GRU - São Paulo - Brasil

SAC prevê movimento recorde nos aeroportos nesta sexta

18 de dezembro de 2014

A última sexta-feira antes do Natal, 19 de novembro, deve ser o dia mais movimentado do ano nos aeroportos brasileiros, segundo a Secretaria de Aviação Civil (SAC). A expectativa é que mais de 700 mil pessoas viagem de avião, considerando o conjunto de todos os aeroportos do país.

São 150 mil passageiros a mais do que a média por dia (550 mil pessoas). Este ano, o mês de dezembro será ainda mais movimentado do que o normal, com um crescimento de 7% no números de passageiros em relação ao mesmo período de 2013. A SAC também estima movimento maior do que o normal nos dias 26 de dezembro deste ano e dias 1 e 2 de janeiro de 2015.

Desde o dia 15 de dezembro, uma operação montada pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias) tenta amenizar os efeitos do aumento do número de passageiros nos aeroportos devido às festas de final de ano. Entre as medidas adotadas para esta operação estão um aumento de 20% no efetivo de funcionário e maior fiscalização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil); e por parte das empresas aéreas, manter balcões de check-in com ocupação máxima nos horários de pico, ter aviões extras disponíveis e não vender mais passagens do que a capacidade das aeronaves suporta (overbooking).