GRU - São Paulo - Brasil

Reformas nos terminais 1 e 2 do GRU Airport começarão em outubro

23 de setembro de 2014

Neste segunda-feira (22), o presidente do Aeroporto de Guarulhos, Antônio Miguel Marques, anunciou à imprensa o início das obras nos Terminais 1 e 2 do aeroporto. Com um investimento de R$ 200 milhões, elas serão iniciadas em outubro e devem durar aproximadamente dois anos.

A reforma é parte da segunda fase do plano de investimentos em infraestrutura do aeroporto e já estava prevista para começar após a transferência das companhias internacionais para o Terminal 3, que deve ocorrer este mês. “Estamos cumprindo o nosso planejamento. Encerramos um ciclo e estamos abrindo um outro ciclo, para elevação do conforto e assistência ao passageiro nos terminais 1 e 2″, afirmou Antônio.

Entre os principais objetivos do projeto está aumentar a área útil dos terminais em 16%, – valor que representa 19 mil metros quadrados – ainda que a área física cresça apenas 2%. Espaços administrativos, não utilizados, ou que até então são ocupadas pelas companhias aéreas serão reformadas tornando-se ambientes destinados aos passageiros. Uma praça de alimentação, por exemplo, será instalada num mezanino ocupado por escritórios.

“O projeto visa o conforto do passageiro e a eficiência na operação”, afirmou Gustavo Figueiredo, responsável pela reforma. Além do aumento de áreas operacionais do aeroporto, como o saguão de check-in e de restituição de bagagens, outras novidades estão previstas. Entre elas, é possível citar a modernização dos banheiros, a centralização do raio-x, a transformação do píer do Terminal 1, a modernização e amplização da área de restituição de bagagens e a criação da Avenida GRU.

Ainda assim, Marques faz questão de deixar claro que as obras não deixarão os terminais no nível do T3. “Adianto que não faremos um trabalho à altura do Terminal 3, porque estamos falando de uma reforma de uma estrutura que tem mais de 30 anos, mas estamos empenhados em entregar os terminais em um nível muito próximo”, colocou ele.

Outro ponto salientado por Antônio foi que serão obras complexas ocorrendo paralelamente ao funcionamento dos terminais. “Nosso objetivo é que o usuário, em muitos momentos, não perceba que o equipamento está passando por uma modernização.”, afirma. Para isso, disse que a reforma será dividida em diversas fases e subfases.

O presidente também lembrou a má colocação do aeroporto na pesquisa sobre a qualidade dos serviços dos aeroportos brasileiros. Desde que a concessionária assumiu a administração a nota já subiu aproximadamente 40% – de 2,9 para 3,8 de 5 -, mas ainda não está dentro do ideal.

Wellingotn Moreira Franco, ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), também estava presente e salientou a importância da reforma “Estamos falando do aeroporto mais importante do País, e que até pouco tempo atrás foi avaliado de forma negativa pelos usuários. Nossos indicadores mostraram que os viajantes deram notas baixíssimas aos banheiros e à praça de alimentação, dois itens imprescindíveis em um aeroporto. Acredito que essas obras vão melhorar de forma significativa o serviço prestado ao consumidor”.