GRU - São Paulo - Brasil

Nova tecnologia agiliza verificação de passaportes no aeroporto de Guarulhos

26 de setembro de 2014

Embarcar no aeroporto de Guarulhos para fazer viagens internacionais agora será mais rápido. Graças a um novo sistema eletrônico de checagem de passaportes o tempo de vistoria deve cair de 3 minutos, aproximadamente, para 30 segundos, segundo a Polícia Federal.

Agora, ao invés de parar numa cabine onde a verificação será feita manualmente, o procedimento será todo digital. O passageiro brasileiro deve colocar seu passaporte com chip na máquina, com a fotografia virada para baixo. Assim, o sistema vai conferir diversas informações, como se o documento está em dia, se o passageiro tem pendências com a justiça ou é uma pessoa procurada. Caso esteja tudo certo, a porta abre e o passageiro segue para o segundo estágio de verificação.

Nesta etapa uma câmera faz o reconhecimento facial da pessoa e compara com o que está no passaporte. Se as informações baterem o passageiro é liberado, se não a segunda porta permanece fechada e um agente da Polícia Federal faz a verificação manualmente.

“Quando chega de manhã cedo, aquele sono, aquela canseira e aquela fila para dar, para sair. Ai é difícil. Vai ajudar demais. Está aprovado, viu?”, declarou o empresário Domício Marcucci.

O sistema não se aplicará a menores de dezoito anos. Segundo Wagner Castilho, chefe da Polícia Federal no aeroporto, “por uma medida adicional de segurança, o menor brasileiro ainda continuará saindo do país somente depois da fiscalização pelo policial federal da autorização de menor assinada pelo pai, mãe ou poder judiciário”.

De acordo com a Polícia Federal, todos os passaportes do país terão o chip correspondente ao sistema até 2016.