GRU - São Paulo - Brasil

Discussão sobre planejamento do serviço aéreo é tópico do Airport Infra Expo desse ano

26 de fevereiro de 2015

A necessidade de planejamento estratégico em relação à prestação de serviços aéreos trouxe à tona uma discussão sobre formas mais eficientes de prever a necessidade de manutenção e expansão da sua oferta. Tendo em vista que há previsão de crescimento na demanda dos serviços de tráfego aéreo constante, especialistas se preocupam com a questão.

Em uma análise do professor e superintendente da Infraero, Anderson Correia, “o crescimento do tráfego exigirá prioridade governamental no aporte consistente de recursos, em termos de equipamentos, pessoal e tecnologia”. Uma das formas de previsão da demanda por tráfego aéreo é feita pela análise da economia atual e suas tendências, e, de acordo com o superintendente, “A tendência do tráfego aéreo nacional é de evolução, de dobrar a cada sete ou dez anos. Mas com a redução da atividade econômica em 2015, este ano o crescimento deverá ser menor”.

Além da previsão pela análise econômica, há outras estratégias sendo desenvolvidas pelas empresas do setor, como a adotada pela Infraero, que aplica programas de acompanhamento de operacionalidade para o planejamento de atuação nos aeroportos que administra.

Em meio a essa discussão, a Infraero organizou um workshop que acontecerá durante o evento Airport Infra Expo – Gestão de Aeroportos, no dia 24 de março, em Brasília. O workshop sobre “Estratégia de Desenvolvimento dos Serviços de Tráfego Aéreo num Cenário de Demanda Crescente” contará com a presença do superintendente, Anderson Correia, o diretor da Associação Nacional de Transportes Aéreos (IATA), Carlos Ebner, o diretor de operações do aeroporto de Guarulhos, Miguel Dau, o secretário executivo da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Júlio Norman e o chefe de operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Gustavo Oliveira.

Haverá também no evento, que dura dois dias – 24 e 25 de março – workshop de “Controle de Tráfego Aéreo”, o painel “Aeroporto Internacional e de Conexão”, um painel também sobre aeroportos domésticos e workshop sobre “Formação de Recursos humanos” com mesa redonda para discussão dos desafios na qualificação de profissionais. O evento é pago e a inscrição é feita com antecedência pela internet. Há descontos para grupos acima de cinco pessoas e acontecerá no Centro de Eventos e Convenções do Complexo Brasil 21.