GRU - São Paulo - Brasil

“De Olho na Mala” já cobre aeroportos de todas as regiões do país

18 de julho de 2012

O processo de restituição de bagagens nas esteiras já pode ser acompanhado pelos passageiros em vários aeroportos brasileiros. O programa “De Olho na Mala”, implantado pela Superintendência de Segurança Aeroportuária (Dosa) da Infraero, já instalou sistemas de monitoramento de bagagens nas áreas de desembarque de 22 terminais da Rede, cobrindo todas as regiões do Brasil. A intenção da Infraero é instalar o “De Olho na Mala” ao longo de toda a rede de aeroportos administrados pela empresa.

Os sistemas são compostos por câmeras de vigilância instaladas nas áreas em que os funcionários responsáveis pelo manuseio das bagagens as colocam nas esteiras de restituição e monitores, colocados próximos das esteiras na área de desembarque, que exibem as imagens captadas pelas câmeras. Dessa forma, os passageiros que aguardam por seus pertences podem observar o fluxo de devolução de volumes e o manuseio dos mesmos pelos responsáveis.

O primeiro terminal da Infraero a receber a iniciativa foi o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim (RJ), em agosto de 2011. Em fevereiro de 2012, o sistema chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF). Diante da repercussão positiva ao monitoramento das bagagens, a Infraero implantou o “De Olho na Mala” em escala nacional, orientando os aeroportos da Rede a instalarem equipamentos para o monitoramento das bagagens de acordo com a necessidade e recursos disponíveis.

Uma vantagem do sistema é a rapidez de montagem. No Galeão, a instalação dos monitores e câmeras que compõem o sistema levou três dias. “Nos dedicamos ao máximo para garantir que o sistema fosse instalado no menor tempo possível, pois sabemos da importância que é, para o passageiro, entender melhor como se dá o manuseio das bagagens”, destacou o engenheiro Pedro Paulo, coordenador de Tecnologia da Informação da Infraero no aeroporto.

Desde março, além de Brasília e Galeão, os seguintes aeroportos já implantaram o monitoramento: Confins, Uberlândia e Montes Claros (MG), Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Navegantes e Joinville (SC), Londrina (PR), Cuiabá (MT), Vitória (ES), Campina Grande (PB), Palmas (TO), Marabá (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Campo Grande e Corumbá (MS). Com o projeto, a Infraero busca contribuir para a transparência e segurança no processo de restituição de bagagens, visando à satisfação do passageiro com os serviços oferecidos em seus aeroportos. Vale destacar também que, após o check-in, as bagagens são de responsabilidade da empresa aérea, permanecendo sob sua custódia até a devolução ao passageiro, conforme a prevê a legislação referente à segurança da aviação civil.

Recepção dos passageiros

A iniciativa tem sido bem recebida pelos passageiros. No Galeão, o casal Cláudia e Robadias, de 27 e 28 anos, desembarcou de um voo vindo de João Pessoa em dia 3 de julho. No terminal carioca, os dois puderam observar o sistema em funcionamento enquanto aguardavam a chegada das malas. “É muito interessante poder ver como estão cuidando das nossas malas”, notou Cláudia. Quem também chegou de João Pessoa foi a pequena Thalita, de 5 anos, que viajou com o pai e os avós. A menina brincou de “achar” as malas da família que estavam no carrinho e ajudou a retirá-las da esteira. “Foi legal ver a mala do papai ali na tevê”, disse ela.

Em Confins e Manaus, o monitoramento foi instalado no final de abril nas áreas de desembarque doméstico e internacional. O estudante Gabriel Braga, 21 anos, também aprovou o sistema no aeroporto mineiro. “Visualizar a entrega das malas traz uma sensação de segurança a mais. Imagino que esse projeto vai contribuir bastante para solucionar possíveis problemas na restituição de bagagens”, afirmou. No terminal manauara, o professor Leandro Dutra, 28 anos, também enfatizou o ganho de segurança. “Observar todo o processo passa maior segurança ao passageiro. Talvez faça com que os funcionários tenham um cuidado especial devido ao monitoramento eletrônico”, notou Dutra.

“Eu viajo bastante, inclusive para o exterior, e é a primeira vez que vejo essa iniciativa. Esse sistema me faz sentir mais seguro, e acho que é bom que seja instalado em mais aeroportos”, destacou Paulo de Lima, que desembarcou no Aeroporto de Macapá em um voo vindo de São Paulo. Finalmente, em Navegantes (SC), a empresária gaúcha Leci Maia aprovou a utilização do sistema em larga escala. “É interessante ver essa iniciativa neste aeroporto e também em outros aeroportos”, concluiu.

Fonte: Infraero