GRU - São Paulo - Brasil

Aeroportos de Salvador, Porto Alegre e Florianópolis estão prontos para concessão

29 de abril de 2015

O Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, declarou hoje que os aeroportos de Salvador, Porto Alegre e Florianópolis estão prontos para concessão à iniciativa privada. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) está pronta para lançar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que convoca as empresas interessadas em assumir os aeroportos para viabilizarem estudos para a concessão. A previsão dos leilões para concessão é para junho e julho de 2016.

As concessões de aeroportos da Infraero à iniciativa privada estão acontecendo desde 2012. Até o momento a estatal já concedeu cinco aeroportos no país (Aeroporto de Guarulhos, Brasília, Confins, Galeão e Viracopos), mantendo uma parcela de 49% das ações ainda nas mãos da Infraero. Um foi transferindo 100% à concessionária (Aeroporto São Gonçalo do Amarante, RN). A estatal, porém, vem registrando prejuízos desde as concessões e passará por reformulação.

“A palavra final é sempre da presidenta Dilma. Nós temos outros aeroportos que poderiam, sim, vir a ser levados também à concessão. Só que para o programa de reestruturação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que nós concebemos, para que volte a ser superavitária, nós devemos limitar a esses três, pelo menos num primeiro momento”, afirmou o ministro, Eliseu Padilha.

A reformulação da estatal prevê a criação de três subsidiárias: Infraero Serviços, Infraero Navegação e Infraero Participações  que cuidará de sua participação como sócia minoritária nos aeroportos concedidos.