GRU - São Paulo - Brasil

Aeroporto em Caracas cobra taxa sobre “ar limpo”

15 de julho de 2014

Uma nova taxa no principal aeroporto internacional de Caracas, o Maiquetía, está dividindo a opinião dos venezuelanos. Ironicamente chamado de “taxa sobre o ar puro”, otributo de 127 bolívares (equivalente a cerca de 18 dólares no câmbio oficial e 2 no câmbio negro) se tornou obrigatório para todos os passageiros que saemdeste aeroporto.

A taxa corresponde a cobrança de um novo ar condicionado que, segundo o governo, purifica os dutos com ozônio, eliminando bactérias e sanitizando o prédio, o que protege a saúde dos passageiros. A cobrança gerou revolta em alguns passageiros, que manifestaram sua indignação através de postagens no twitter.

Analistas afirmam que a cobrança da tecnologia (utilizada pela primeira vez na América Latina) pode estar sendo usada comomedida paliativa para problemas bem mais sérios. O forte controle cambial do país e a disputa sobre a repatriação de receitas tem gerado desconforto entre o governo venezuelano e as companhias aéreas. Como forma de reação, muitas delas tem reduzido drasticamente suas atividades em Caracas: a American Airlines, por exemplo, terá 80% menos voos no local a partir de julho.

Essa situação gera um grande prejuízo financeiro para o aeroporto, que pode estar buscando na estranha “taxa do ar limpo”, uma maneira de aumentar a receita.