GRU - São Paulo - Brasil

Aeroporto de Cumbica deixará de usar sinalizadores nas pistas

16 de agosto de 2016

Com certeza você já ouvir falar sobre os “flanelinhas” de avião, certo?

A atividade corresponde a um profissional que permanece na pista do aeroporto movimentando os braços com dois bastões laranjas nas mãos para orientar o piloto a estacionar a aeronave no momento da aterrissagem.

Pois bem, o ofício, também conhecido como sinalizador e balizador, deixará de ser utilizado no mais movimentado terminal do país.

Até o final deste ano, o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, vai concluir a instalação de um sistema eletrônico para fazer este serviço, seguindo o exemplo já implantado em campos de aviação de Heathrow, em Londres, Charles de Gaulle, em Paris, e JFK, em Nova York.

O programa conhecido como VDGS, ou sistema avançado de decolagem visual, utiliza sensores para reconhecer a posição dos veículos de aviação. Quando o avião começa a ser estacionado, o painel localizado na ponta dianteira da vaga emite sinais que indicam ao piloto as manobras a serem feitas.

Atuais profissionais que administram a ação não perderão o emprego

Além de direcionar o comandante, a tecnologia também o avisa exatamente quantos metros faltam até a parada. Com o modelo antigo, o balizador ordenava a parada quando o jato atingia uma linha amarela pintada no chão.

De acordo com as informações do GRU Airport, a novidade vai oferecer como vantagem precisão e segurança, além da agilidade para alocar as aeronaves nas pontes de embarque.

Entretanto, nenhum dos 16 trabalhadores que atualmente operam a função perderão o emprego, pois os funcionários exercerão outras atribuições na fiscalização do pátio, que incluem verificar o uso de equipamentos de segurança, as condições de manutenção e limpeza e a movimentação de pessoas em áreas restritas, segundo informou a “Folha de S. Paulo”.