GRU - São Paulo - Brasil

14 terminais brasileiros serão privatizados em 2017

22 de setembro de 2016

Como já havíamos informado, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) anunciou que quatro Aeroportos do Brasil se tornarão privados em 2017.

No entanto, segundo a estatal, o número de terminais que terão a sua própria concessionária aumentou. Os campos de aviação já revelados são o de Fortaleza, de Salvador, de Florianópolis e de Porto Alegre.

Agora, integram a lista mais dez aeródromos, são eles: Belém, Cuiabá, Curitiba, Foz do Iguaçu, no Paraná, Goiânia, Maceió, Manaus, Recife, São Luís e Vitória – totalizando 14 aeroportos.

Aeroporto Internacional de Maceió, que recebe muitos turistas, é um dos futuros privatizados

A intenção de Michel Temer, e seu governo, é deixar a operação de aeroportos de médio porte com a Infraero, conforme informou o “Portal Panrotas”, já os de grande porte serão entregues à iniciativa privada e os pequenos seriam repassados às devidas prefeituras que, inclusive, também podem leiloar o espaço para empresas privadas.

Os dez aeroportos citados acima serão privatizados possivelmente a partir do segundo semestre de 2017. Já Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador receberão os editais até o final do ano e os leilões ocorrerão até o fim do primeiro trimestre de 2017.

Segundo as estimativas da SAC, entre as melhorias destinadas aos campos estão a ampliação de pista de pouso e decolagem e do terminal de passageiros, a construção de novos estacionamentos e entre outras. Além disso, estima-se também a criação de 30 mil postos de trabalho, entre vagas diretas e indiretas.